• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

RS - Governo do Estado garante mais dois meses de isenção de ICMS para suínos

O decreto foi assinado pelo governador Tarso Genro, na tarde desta terça-feira (30), durante a interiorização de Governo, na 34ª Expointer, em Esteio.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz) prorrogou por mais dois meses a isenção de ICMS sobre a comercialização de suínos vivos para outros Estados e operações com carne suína in natura no mercado interno. O decreto foi assinado pelo governador Tarso Genro, na tarde desta terça-feira (30), durante a interiorização de Governo, na 34ª Expointer, em Esteio.

      Com a medida, o Governo do Estado pretende escoar o excesso de oferta de suínos vivos em relação à capacidade de abate da indústria gaúcha. Conforme o secretário adjunto da Sefaz, André Barreto de Paiva Fillho, "a manutenção da isenção deve-se ao persistente embargo russo à produção brasileira e vai evitar que o excesso de oferta desses animais prejudique o preço pago ao produtor".

     Com o novo decreto (que começa a valer no dia 1º de setembro), permanecem isentas de ICMS, até 31 de outubro deste ano, as operações com suínos vivos destinados para outros Estados, normalmente tributados a 12%. Também seguem isentas de ICMS as operações com carne suína in natura no mercado interno (que antes eram de 7%). O benefício ocorre desde o dia 1º de fevereiro.

     O setor de carnes é alvo de constantes benefícios fiscais pelos demais Estados. O Rio Grande do Sul vem tentando estabelecer entendimentos no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para uma maior equalização do tratamento tributário, com vistas a minimizar problemas de competitividade para a produção gaúcha.