• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

RJ - Conselho de Contribuintes do RJ muda gestão e recebe ISO 9001

O Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro tornou-se, em novembro de 2009, o primeiro tribunal administrativo fiscal do Brasil a ter certificação internacional ISO 9001.

O Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro tornou-se, em novembro de 2009, o primeiro tribunal administrativo fiscal do Brasil a ter certificação internacional ISO 9001. Responsável pela revisão de segunda instância das ações fiscais do Estado, o órgão investe desde 2007 na melhoria de sua gestão. Desde então, ganhou agilidade e transparência e, agora, a ISO 9001, conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade no trabalho.
 
A entrega do diploma ocorreu hoje (09/12/2009), durante reunião no plenário do Conselho de Contribuintes, e contou com a presença do secretário de Fazenda, Joaquim Levy, do presidente do Conselho, Celso Mac Cord, e do subsecretário Jurídico da Fazenda, Fabricio Dantas Leite.
 
Desde 2007, a produtividade do Conselho aumentou em mais de 500%. Entre as principais mudanças ocorridas, que contribuíram para agilizar o andamento dos processos e melhorar o funcionamento da entidade, estão: o aumento do número de sessões públicas de julgamento; a ampliação da quantidade mínima de recursos a serem julgados por sessão, que saltou de dois recursos voluntários para no mínimo seis por sessão; e a mudança dos conselheiros e de sua representatividade. Para se ter uma idéia, a legislação que regia a matéria datava de meados dos anos 70.
 
A necessidade de reforma do Conselho era evidente, entre outras razões porque o tempo decorrido entre a distribuição dos processos para o relator, o julgamento e a constituição definitiva do crédito tributário era em média quatro a cinco anos. A distribuição para as câmaras era realizada manualmente e sem cadastramento. Hoje, há um acompanhamento eletrônico e o tempo desse ciclo caiu para alguns meses.
 
O Conselho também investiu na transparência, com a disponibilização do site http://conselho.fazenda.rj.gov.br, que traz a íntegra dos acórdãos publicados no Diário Oficial, o regimento interno, a composição e a história do Conselho, além das portarias, pautas e índices de produtividade. Os contribuintes também podem se cadastrar no site para receberem informações sobre o andamento de seus processos.
 
O secretário de Fazenda Joaquim Levy reconhece que o Conselho ainda está longe da perfeição, mas vê com orgulho o trabalho que os conselheiros vêm executando. “Hoje nós temos um Conselho de Contribuintes que trabalha com imparcialidade, serenidade e crescente em eficiência, colaborando para o aperfeiçoamento e aplicação da legislação tributária”. 
 
As mudanças realizadas no Conselho são um impulso importante em termos de relacionamento com as empresas e ilustram a relação séria e transparente que o governo quer ter com elas.