• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

PI - Sefaz lança sistema de autoatendimento para contribuintes

Através deste sistema o contribuinte poderá ter acesso via internet à consulta de cadastro, pagamentos, nota fiscal avulsa, nota fiscal registrada em trânsito, pagamento, dentre outros.

A partir de hoje (23), os contribuintes piauienses passarão a conhecer o mais novo sistema de autoatendimento oferecido pela Secretaria da Fazenda para facilitar o acesso aos serviços fiscais, o SIAT.NET. O lançamento acontecerá a partir das 9h, no auditório da Escola Fazendária.

Através deste sistema o contribuinte poderá ter acesso via internet à consulta de cadastro, pagamentos, nota fiscal avulsa, nota fiscal registrada em trânsito, pagamento, dentre outros. Tudo de forma detalhada e disponível para impressão.

De acordo com o Secretario Estadual da Fazenda no Piauí, Francisco José Alves (Franzé), além de possibilitar uma melhoria no atendimento, o sistema chega como um avanço no processo de modernização da Secretaria da Fazenda. “Por meio do autoatendimento, vamos oferecer aos contribuintes e contadores a comodidade de ter acesso a alguns serviços pela internet, consequentemente, ocorrerá a diminuição da demanda nas agências de atendimento, otimizando o serviço”, pontua o Secretário.

Franzé destaca ainda que outro benefício da implantação do Siat.Net é o fortalecimento da economia piauiense. “Com a implantação desse sistema também vamos evitar a evasão fiscal, uma vez que diante da dificuldade de acesso à nota fiscal avulsa, temos casos de pequenos produtores, de mel, soja e castanha principalmente, que preferem buscar essa nota em outros Estados. Agora eles poderão emitir essa nota pela internet e, assim, vamos incrementar a nossa arrecadação", afirma o secretário.

No primeiro momento, para consultar ou solicitar os serviços fiscais, o contribuinte terá acesso ao sistema por meio de um cadastro prévio pela internet, quando será gerado um termo de responsabilidade que, depois de impresso e assinado, deverá ser entregue em uma agência de atendimento ou na sede, onde será concedida a senha de acesso. Após esse contato, o contribuinte poderá acessar normalmente através de sua senha pessoal.

O início do processo de cadastro das senhas dos contribuintes está previsto para o dia 05 de abril. Para isso, os servidores da fazenda receberão treinamento adequado para utilizar o sistema de autoatendimento.