• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

PI - Sefaz conquista benefícios fiscais para o Piauí

Na 134ª Reunião do Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária, o Estado do Piauí através da Secretaria da Fazenda conseguiu aprovação e prorrogação de convênios que concedem benefícios fiscais a várias instituições e entidades.

Na 134ª Reunião do Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária, o Estado do Piauí através da Secretaria da Fazenda conseguiu aprovação e prorrogação de convênios que concedem benefícios fiscais a várias instituições e entidades. A reunião foi realizada em Manaus nos dias 01 a 03 de julho e reuniu os secretários da Fazenda de todos os Estados para discutirem pautas de natureza econômica, fiscal e tributária de cada região.

Compete ao Conselho promover a celebração de convênios, para efeito de concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais do ICMS. Entre os itens da pauta foi aprovado o convênio que concede isenção de ICMS nas operações de compra de aparelhos, equipamentos e instrumentos oriundos do exterior para estruturação da Universidade Federal do Piauí. Um incentivo que beneficia a reforma e ampliação de laboratórios de diversos cursos da Instituição.


“Há vários meses havíamos feito a proposta de isenção do ICMS na importação de equipamentos que serão utilizados na UFPI por acreditarmos que são de fundamental importância para o estimulo à pesquisa no Estado. O Confaz foi sensível à questão e agora conseguimos. Acredito que essa reunião tenha sido bastante proveitosa porque além dessa pauta, também foram aprovados incentivos de caráter social e que terão impactos positivos na sociedade”, ressaltou o secretário Antônio Neto.

Também foi aprovada a isenção fiscal para novos medicamentos fornecidos gratuitamente por órgãos da administração pública. “Nessa reunião do Confaz, foi aprovada para o Piauí a inclusão de novos medicamentos na lista de medicamentos especiais que são fornecidos a população por um custo mais baixo”, declara Maria das Graças Morais, auditora fiscal da Sefaz.


A isenção do ICMS também se estendeu às empresas que realizam campanhas beneficentes de arrecadação de renda em prol de instituições de auxilio a crianças portadoras de câncer. Além disso, Foram discutidos convênios que visam incentivos para agricultura, para aquisição de máquinas para a Indústria, para venda de medicamentos, enfim, de vários produtos que facilitem o acesso pela população e também estimule o desenvolvimento do Estado.


Marcela Miranda