• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

PE - Equipamento emissor de cupom fiscal – ECF / e-Fisco

O acesso ao sistema de controle de ECF no e-Fisco será mediante utilização de certificação digital

A partir de hoje (13/09/2010), com a entrada do sistema de controle de ECF no e-Fisco ,ficou mais rápido, prático e econômico para os contribuintes do Estado solicitarem o Pedido de uso do ECF, bem como a Cessação de uso de seus equipamentos e a informação das respectivas intervenções realizada no ECF.
     
      O acesso ao sistema de controle de ECF no e-Fisco será mediante utilização de certificação digital, onde a empresa interventora incluirá o atestado de intervenção até o dia 10(dez) do mês seguinte à intervenção e o contribuinte deverá confirmar no sistema, as informações do atestado prestadas pela empresa interventora credenciada até o dia 15(quinze) mês subsequente ao da intervenção técnica . inclusão do pedido de uso do ECF no sistema ECF/e-fisco será feita pelo contribuinte, devendo neste momento ser informado o PAF-ECF(obrigatório apenas partir de 01/02/2011), a opção de venda ou não por cartão de crédito e o número da nota fiscal de aquisição do equipamento.
     
      Com relação ao pedido de cessação de uso de ECF , este será realizado exclusivamente pelo contribuinte até o dia 15 do mês subsequente ao da última utilização do equipamento e será deferido de ofício quando da inclusão no sistema de controle de ECF.
     
      Nesta data , inicia-se, também, o recadastramento dos ECFs já autorizados e que não foram cessados. O recadastramento do ECF será feito pelo contribuinte no ECF/e-fisco, com a utilização do certificado digital do contador ou sócio. Para realizá-lo, o contribuinte deve informar os dados do último atestado de intervenção realizado no período de 01.01.2008 a 12.09.2010, ainda que seja o do pedido de uso. Este atestado deve estar cadastrado na base da Sefaz. Como o sistema está todo interligado, se o equipamento não tiver sido recadastrado, o sistema não aceitará a inclusão do de cessação de uso do mesmo. Neste caso, o contribuinte deverá primeiro recadastrar o equipamento e em seguida solicitar a cessação de uso. Se não houver ocorrido intervenção técnica, no período de 01.01.2008 a 12.09.2010, deverá ser realizada uma nova intervenção neste momento, conforme procedimento acima mencionado.
     
      Lembramos também que as empresas interventoras que não efetuarem o novo credenciamento, previsto na Portaria SF nº 128/2010, ficam, a partir de 13/09/2010, impedidas de intervir em ECF, em decorrência do cancelamento de ofício dos seus credenciamentos anteriores.