• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

PR - Curitiba terá lei de estímulo a empreendedores

Prefeitura lança hoje programa voltado a MEIs e a pequenas empresas, que inclui facilidades nas vendas para o governo

Fonte: Gazeta do PovoTags: pr -

A Prefeitura de Curitiba lança hoje, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, o Programa Curitiba Empreendedora, voltado a Microempreendedores Individuais (MEIs) e a micro e pequenas empresas. Na ocasião o prefeito Gustavo Fruet vai assinar a mensagem para a criação da Lei Geral de Curitiba e o decreto municipal sobre compras governamentais – ambas as propostas visam dar mais incentivo aos pequenos negócios da capital.

A Lei Geral de Curitiba, que vai ser encaminhada para análise da Câmara Municipal, foi constituída aos moldes da Lei Complementar 123, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A legislação federal prevê o tratamento diferenciado e favorecido a micro e pequenas empresas, além de sugerir que estados e municípios criem a sua própria lei voltada ao assunto.

Gina Paladino, diretora-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, explica que quatro temas vão ganhar prioridade na legislação municipal: inovação, economia criativa, verde e digital. “Empresas que atuarem nesses segmentos vão ganhar uma atenção a mais, já que estamos em uma cidade em que o setor de serviços responde por cerca de 80% de toda riqueza que é gerada. Essa escolha vai dar mais a cara da cidade ao projeto”, pontua.

O decreto municipal sobre compras governamentais quer regulamentar, assim como ocorre na Lei Geral, a participação de micro e pequenas empresas nas licitações de compras municipais. Em nível federal, esses empreendimentos têm tratamento simplificado e diferenciado nas licitações.

Espaço

A escolha da regional do Pinheirinho para receber o primeiro Espaço do Empreendedor se justifica pela demanda do local, que corresponde hoje a um quarto dos atendimentos prestados nas Ruas da Cidadania.

No Espaço, que vai operar em convênio com o Sebrae-PR, o público vai contar com capacitação empresarial e orientação para formalização de empresas – até o ano que vem todas as Ruas da Cidadania em funcionamento hoje terão seu próprio espaço.

Crédito

O Curitiba Empreendedora quer funcionar também como intermediador de crédito aos pequenos negócios. Para isso, vai começar o credenciamento de bancos para que as instituições possam ser provedoras de microcrédito e crédito produtivo..