• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

PR - Empresas que atuam em Curitiba têm que se cadastrar

Caso o prestador de serviço não faça o cadastro, o contratante da empresa terá que reter 5% do valor do serviço realizado.

Fonte: Paraná OnlineTags: pr -

A partir do dia 1.º de março, empresas prestadoras de serviços com sedes em outros municípios e que atuam em Curitiba, na sua maioria da região metropolitana, precisarão ter uma inscrição no Cadastro de Prestadores de Outros Municípios (CPOM).

A Prefeitura de Curitiba criou o sistema para evitar fraudes e organizar a situação de quem não paga o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na capital.

Caso o prestador de serviço não faça o cadastro, o contratante da empresa terá que reter 5% do valor do serviço realizado. O cadastro pode ser feito pelo site da Prefeitura (http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/cpom/).

O Decreto Municipal n.º 1.676, assinado em 29 de novembro de 2010, determinou a regra. “O objetivo do cadastro é combater fraudes de empresas que têm estabelecimentos fictícios em outros municípios, mas têm toda a estrutura funcionando e atuando em Curitiba”, explica o secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon.

Na capital existem tipos variados de alíquotas do ISS, dependendo do tipo de serviço prestado. Corretores de seguro e representantes comerciais recolhem uma alíquota de 2,5%. Empresas de call-centers recolhem 2%.

“O cadastro também vai permitir que as empresas que pagam os impostos corretamente tenham condições de competir no mercado. Vamos proteger o contribuinte que paga as taxas regularmente”, disse Aristides Eduardo da Veiga, consultor tributário da Prefeitura.

Como fazer

O cadastro não vai implicar em nenhum custo para os prestadores de serviço com sede em outros municípios. A inscrição é feita pela internet e os documentos para a finalização do cadastro devem ser entregues no Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças, na sede da Prefeitura, avenida Cândido de Abreu, 817.

Pelo site também é possível consultar os manuais do CPOM para prestadores de serviços e consumidores (http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/cpom/
manuais.aspx).

Cerca de 600 prestadores de serviços de outras cidades já realizaram o cadastro. “A tendência é esse número aumentar bastante até o dia 1.º de março. Muitos deixam para última hora”, disse Mario Nakatani Junior, diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias.

Inicialmente o prazo para o cadastro era 1.º de fevereiro, mas a classe de contadores pediu um pouco mais de tempo para os prestadores de serviço de fora de Curitiba se adequarem. O prazo foi prorrogado para 1.º de março.