• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

MG - Empresas devem declarar o VAF

O prazo termina no dia 15 de maio.

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) já está recebendo das empresas, inclusive as participantes do Simples Nacional, a Declaração do VAF (Valor Adicionado Fiscal) ano base 2008. O prazo termina no dia 15 de maio. A Secretaria recomenda aos contribuintes que não deixem para a última hora. É através da declaração do VAF que a Fazenda Estadual apura o índice de participação de cada município na cota-parte de 25% do ICMS.

O VAF é o fator mais importante na formação do índice de participação de cada município, sendo utilizado pela SEF/MG para fazer semanalmente o repasse do ICMS e do IPI Exportação (Imposto sobre Produtos Industrializados. O assunto interessa muito às prefeituras e elas devem insistir junto às empresas de seu município para que façam a declaração do VAF, recomenda a Fazenda.

Nos dias 6 e 7 de deste mês, a SEF/MG, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), irá realizar no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte, o Curso de capacitação do VAF, com enfoque no tema “Como apurar e aumentar a arrecadação de seu município”.

O curso é dirigido aos funcionários públicos municipais e objetiva esclarecer dúvidas em torno da apuração dos índices do VAF (Valor Adicionado Fiscal) e repasses de receitas da cota-parte do ICMS Municipal. O VAF é o fator mais importante na formação do índice de participação de cada município, utilizado pela Secretaria de Estado de Fazenda para fazer semanalmente o repasse do ICMS e do IPI Exportação (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Durante o curso serão abordados ainda de forma sucinta aspectos envolvendo o IPVA, novo Cadastro de Produtor Rural, Simples Nacional. dentre outros assuntos. Com essa iniciativa, a SEF/MG busca maior interação com os servidores municipais e quer contribuir para o crescimento dos municípios mineiros.