• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

ICMS/MT – Governo formaliza primeira adesão às novas regras dos benefícios fiscais

Termo de Opção foi assinado por uma empresa de venda de peças e acessórios para veículos automotores

O Governo do Estado formalizou na quarta-feira (13.11) a primeira adesão aos novos bene cios fiscais, referentes ao Imposto sobre Operações Rela vas à Circulação de Mercadorias (ICMS), que passam a valer a par r de 2020. O Termo de Opção foi assinado por uma empresa de venda de peças e acessórios para veículos automotores, que optou pelo regime de subs tuição tributária (ST), com encerramento da cadeia.

Todo o processo para solicitar a adesão, migração ou remissão e anis a é feito de forma simples e rápido pelo sistema Registro e Controle da Renúncia (RCR), disponível no Acesso Web (acesso restrito) da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Isso porque o credenciamento é aceito quando o contribuinte finaliza o procedimento e assina digitalmente o Termo de Opção.

Anteriormente, um processo demorava dias para ser respondido. Só entre os meses de agosto e outubro foram formalizados 97 processos de credenciamento de ST na Sefaz que levaram, em média, 4 dias para ser respondidos. Com o sistema RCR, o contribuinte demorou exatos 9 minutos e 50 segundos para finalizar a solicitação.

É importante que as empresas se atentem aos prazos para fazer a solicitação. A migração dos benefios fiscais pode ser feita até o dia 30 de novembro, já para remissão e anis a a solicitação deve ser realizada até o dia 31 de dezembro. Em relação a adesão aos novos bene cios, ou seja, aqueles não fruídos anteriormente, o requerimento poderá ser preenchido a qualquer momento.

Os empresários que não formalizarem o término da fruição dos bene cios atuais e considerados incons tucionais, por meio da remissão e anis a, estão sujeitos à cobrança retroa va do ICMS usufruído nos úl mos 5 anos. Já nos casos de não migração, o contribuinte fica impedido futura adesão a bene cio fiscal semelhante, pelo mesmo prazo em ver usufruído o contrato ou termo de acordo encerrado.

As novas regras de concessão dos bene cios fiscais atendem Lei Complementar n° 631/2019, que excluiu alguns incen vos, concedidos sem devida aprovação do Conselho Nacional de Polí ca Fazendária (Confaz), e permi u a reinstituição daqueles que possuem validade nacional. A aprovação e publicação da lei é uma obrigação de todos os estados, trazida pela Lei Complementar 160 que tem como obje vo acabar com a guerra fiscal.

Substituição tributária

Com as novas regras, trazidas pela Lei Complementar n° 631/2019, a forma de cobrança do ICMS na subs tuição tributária passará a ser por produto com base na Margem de Valor Agregado (MVA). Atualmente, a apuração do ICMS ST é feita pelo regime de Es ma va Simplificado, também conhecido como ‘carga média’, que foi revogado pela Lei Complementar n° 631/2019, que reins tuiu os incen vos fiscais em Mato Grosso.

No regime de Es ma va Simplificado, o imposto é cobrado de acordo com o Código Nacional de A vidade Econômica (CNAE) do contribuinte, o que contraria a natureza do imposto e não possui aprovação do Conselho Nacional de Polí ca Fazendária (Confaz). Mato Grosso é o único Estado brasileiro que ainda trabalha neste modelo.

Outra alteração é em relação as regras de res tuição e recolhimento complementar ICMS devido por subs tuição tributária. A par r de 2020, o contribuinte poderá, de forma opcional, adotar o Regime Optativo de Tributação da Subs tuição Tributária onde será possível optar pelo encerramento da cadeia tributária.

No Regime Optativo de Tributação da Subs tuição Tributária o contribuinte ficará dispensado pagar o imposto correspondente à complementação do ICMS, re do por subs tuição tributária, nos casos em que o preço pra cado na operação, a consumidor final, for superior à base de cálculo do produto. A opção pelo regime acarreta também na não exigência da res tuição decorrente de operações, a consumidor final, com preço inferior a base de cálculo do produto.