• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

ES - Sefaz lança Portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Na página, o contribuinte irá encontrar também a legislação do CT-e e poderá fazer consultas sobre a autenticidade dos documentos.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) põe em prática mais uma medida para facilitar o trabalho dos contribuintes e lança nesta quarta-feira (29) o Portal do CT-e. Por meio desse portal, as transportadoras poderão se credenciar para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), não sendo mais necessária a visita de um representante a uma das agências da Receita Estadual.

Na página, o contribuinte irá encontrar também a legislação do CT-e e poderá fazer consultas sobre a autenticidade dos documentos. O acesso ao Portal do CT-e é feito pelo site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br). Basta clicar no link Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

O gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Edésio Medeiros Assad, lembra que essa é mais uma ação dentro do programa Mais Fácil, da Sefaz, que tem por objetivo a utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação para democratizar o acesso à informação e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

Atualmente, seis empresas de transporte rodoviário emitem CT-e no Estado, de forma voluntária. A previsão é de que esse procedimento comece a ser obrigatório para alguns segmentos a partir de julho de 2011, conforme protocolo a ser assinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O CT-e é um sistema que armazena digitalmente informações sobre a movimentação das mercadorias, desde a retirada até a entrega, e foi regulamentado em junho deste ano pela Sefaz, nos termos do Ajuste Sinief 09/2007. De acordo com o gestor do projeto, Deuber Luís Vescovi de Oliveira, já foram autorizados cerca de 21,6 mil desses documentos no Estado.

O gerente de Contabilidade da Atlas Transportes e Logística, Wilton Fernandes, afirma que, entre as vantagens da adoção do CT-e, estão a redução dos custos com impressão e arquivamento dos papéis, maior segurança na emissão dos documentos, pois o sistema evita a ocorrência de erros, e maior agilidade nos processos.

Sediada na capital paulista, a empresa com filial na Serra começou a emitir CT-e no Espírito Santo em agosto. “No sistema antigo, o documento era impresso em cinco vias. Agora, apenas uma é impressa. Como o armazenamento das notas é eletrônico, dispensa que se tenha um espaço físico para guardar as vias. E, como a fatura chega ao cliente via internet, não há mais o gasto com correio”, explica Fernandes.

Para aderir ao CT-e, as empresas devem ser credenciadas junto à Sefaz e ter certificação digital e o software emissor do CT-e, que é usado para fazer a comunicação com a Secretaria, por meio da Internet. Esse tipo de documentação é válido em todo o território brasileiro.

Vantagens do CT-e

- Simplificação e mais rapidez na emissão dos documentos;
- Dispensa da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) nas agências da Receita Estadual, com a autorização concedida via Internet;
- Redução de custos de impressão, aquisição de papel e armazenamento dos documentos;
- Validação automática do documento fiscal no momento da emissão;
- Facilidade de troca de informações entre as empresas, por meio eletrônico;
- Validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente.

Saiba mais:

As empresas interessadas em utilizar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) podem entrar em contato com a Sefaz, pelo telefone (27) 3636-4058, ou pelo e-mail [email protected].