• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

CE - Novo sistema agiliza abertura

Rede Nacional promete rapidez na abertura e fechamento de micro e pequenas empresas através de uma ligação entre todos os órgãos. Governo Federal prevê que até junho prazo seja de apenas cinco dias

Após uma semana funcionando em regime de teste, a Junta Comercial do Ceará (Jucec) começa a receber hoje os pedidos de registros de empresas por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O novo sistema tem como principal objetivo simplificar os procedimentos e reduzir a burocracia, conforme determina a Lei Federal nº 11.598/2007.

Com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, os processos para abertura, alteração e baixa de empresas serão realizados de forma integrada. A Redesim une Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda (Sefaz), órgãos do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e demais entidades necessárias no processo de abertura e legalização de empresas.

“Toda a documentação a ser entregue no órgão será emitida pelo sistema integrar da Redesim. As vantagens vão desde a diminuição de indeferimentos por divergências, pois o sistema acusa o não preenchimento dos dados necessários, à possibilidade da consulta de viabilidade de nome empresarial”, enumera Ricardo Lopes, Presidente da Junta cearense.

“Há mais de um ano o comitê nacional tem trabalhado em cada estado, para unificação dos processos necessários para licenciamento e outros serviços”, afirma Carlos Cruz, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).

“Se antes o cidadão precisava visitar órgãos como Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, agora já não será mais necessário”, pontua. “O projeto é um grande avanço nos trabalhos do dia a dia” assegura Clara Germana Gonçalves Rocha, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE).

Empresários e contadores terão de acessar o portal de serviços da Redesim, cujo acesso é feito exclusivamente pelo site www.jucec.ce.gov.br. Depois do preenchimento, o interessado deve imprimir a documentação e entregá-la na sede da Jucec ou nos 10 escritórios do órgão no interior.