• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Sefaz inicia notificação de contribuintes para recolhimento do ITCD

O recolhimento do ITCD em Alagoas tem como base a Instrução Normativa SEF nº 14/2015

Levantamento junto à Receita Federal apontou 6.367 pessoas para regularizar imposto sobre doações financeiras pendente desde 2010

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) iniciou a notificação de 6.367 contribuintes, doadores e beneficiários para a regularização do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) referente às transações realizadas em dinheiro. Junto às notificações são encaminhados Documentos de Arrecadação (DAR) com o valor do imposto, calculado em 4% sobre o valor doado.

Os contribuintes que regularizarem o imposto de maneira espontânea até o dia 14 de agosto serão liberados do pagamento de multa punitiva, restando apenas o acréscimo de juros e multa de mora, conforme os artigos 85 e 86 da Lei nº 6.771/2006. Caso haja relação de parentesco entre as doações, com possibilidade de comprovação, a alíquota para calculo do imposto será alterada para 2%.        

Aqueles que receberem as notificações, mas já tiverem regularizado o ITCD, devem comparecer ao Bloco Administrativo Silvio Viana, em Jacarecica, para apresentação do comprovante à Sefaz. Quaisquer informações podem ser prestadas na mesma unidade de atendimento, das 8h às 14h.

 

ITCD

 

O recolhimento do ITCD em Alagoas tem como base a Instrução Normativa SEF nº 14/2015, publicada após levantamento realizado em convênio de cooperação com a Receita Federal que identificou a irregularidade no imposto desde 2010. Nessa primeira fase, somente as doações realizadas em dinheiro recebem notificação.

George Santoro, secretário da Fazenda, esclarece que o recolhimento do imposto contribui para uniformizar o tratamento aos contribuintes, tendo em vista que a aplicação da alíquota já ocorre em todos os Estados da federação, em acordo com o que prevê a legislação. Com o ITCD, o Estado de Alagoas espera recolher cerca de R$ 34 milhões.