• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Al - Redesim começa a ser implantado nesta segunda-feira

O novo sistema, que proporciona a integração de todos os órgãos envolvidos no processo mercantil

Fonte: Agência AlagoasTags: al -

Para dar celeridade e reduzir a burocracia do processo de abertura de empresas em Alagoas, o governo do Estado, por meio da Junta Comercial, inicia a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim). O projeto será apresentado a onze prefeituras e órgãos do governo nesta segunda-feira (11), às 15h, no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em Jaraguá.

Inicialmente, serão onze cidades-piloto que implantarão o portal Redesim: Penedo, Coruripe, Maragogi, União dos Palmares, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Marechal Deodoro e Paripueira.

O novo sistema, que proporciona a integração de todos os órgãos envolvidos no processo mercantil, permitirá, por meio da internet, a abertura, fechamento e legalização de empresas em Alagoas, reduzindo a burocracia e beneficiando empreendedores e instituições públicas. A partir da implantação do portal, o empresário terá um único ponto de contato com o poder público, não tendo mais que percorrer várias instituições, podendo ainda acompanhar a tramitação do seu processo através da internet.

De acordo com o presidente da Junta Comercial de Alagoas, José Lages Júnior, o governo de Alagoas investiu R$ 500 mil na aquisição de um software que já está em fase de implantação desde o início deste ano e vai beneficiar os 102 municípios alagoanos. “Essa rede vai facilitar a situação dos novos empreendedores. O interessado não vai mais precisar se deslocar para Maceió para dar entrada na documentação e o processo passará a ser feito via internet da sua cidade. Até o final do ano, todos os municípios serão contemplados com a Redesim”, argumenta o presidente da Junta Comercial de Alagoas.

Para o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a implantação da Redesim promoverá a simplificação do processo de registro e a integração de todos os dados mercantis, que permitirá o cruzamento de informações de forma eficiente para subsidiar a implantação de políticas públicas. Ele ainda destaca que a ação de integrar as informações ocorre em todo o país e Alagoas caminha de forma ágil.

Todo o processo de construção da Redesim em Alagoas recebe apoio de diversas instituições, como o governo do Estado, por meio das Secretarias da Fazenda, do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, além da Vigilância Sanitária, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Corpo de Bombeiros, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), Receita Federal, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae Alagoas, além de órgãos municipais.