• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

AL - Prazo para autenticação de livros fiscais é prorrogado

Foi prorrogado, até 31 de março, o período para encadernação e autenticação dos livros fiscais escriturados por sistema eletrônico de processamentos de dados.

Foi prorrogado, até 31 de março, o período para encadernação e autenticação dos livros fiscais escriturados por sistema eletrônico de processamentos de dados. O prazo, que havia acabado no último dia 1º, vale para os registros de 2009, com último lançamento ocorrido em dezembro do respectivo exercício.

A legislação prevê que a autenticação seja feita dentro de um período de 60 dias após o fechamento do Balanço Contábil ou do último dia do ano anterior. Segundo a coordenadora do Fórum “A Sefaz e a Sociedade”, Maria Lopes Milhomes, o adiamento aconteceu devido a um apelo dos contribuintes e contadores.

“O pedido partiu do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas e chegou a nós através do e-mail do Fórum. A questão logo foi repassada para a Diretoria de Tributação e discutida junto ao secretário da Fazenda, Maurício Toledo, e à secretária adjunta, Adaida Barros, que atenderam a reivindicação”, diz ela.

O diretor de Cadastro da Fazenda, Edgar Nascimento, lembra que, caso as autenticação e a encadernação não sejam feitas, os estabelecimentos poderão ser punidos. “A penalidade é feita através de multa, no valor de cinco Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) – atualmente R$ 16,21 cada”, afirma.

Impressos em folhas numeradas tipograficamente em ordem crescente, os livros fiscais servem para registrar operações de entrada e saída de mercadorias, controle da produção e do estoque e apuração de ICMS, entre outros. Os documentos, no entanto, só são válidos depois de visados pela repartição competente do Fisco estadual.

A Instrução Normativa que regulamenta a prorrogação do prazo para encadernação e autenticação dos livros fiscais está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26). Todos os detalhes podem ser conferidos na página 10 ou, ainda, no site www.cepal-al.com.br