• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

AL - Sefaz divulga valor de crédito em operações com trigo

Portaria está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira; valor fixado continua em 0,1358 milésimos de real

Continua o mesmo o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que poderá ser utilizado como crédito fiscal nas operações com farinha trigo e mistura de farinha de trigo: R$ 0,1358 — mil trezentos cinqüenta e oito décimos de milésimos de real – por quilograma. A portaria que regulamenta a tarifa está publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial.
      

Segundo o documento divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o crédito vale para as movimentações relativas ao mês de julho. A decisão tem como base a Instrução Normativa nº 25, de dezembro de 2002, que estabelece a viabilização dos incentivos concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin) aos estabelecimentos fabricantes de mercadorias derivados de trigo.
      

Neste caso, o crédito fiscal equivale a 50% do total do imposto. O valor pode ser utilizado para amortecer o ICMS devido mensalmente ou para fins de abatimento do tributo a ser recolhido ao Estado por substituição tributária. No entanto, os contribuintes só podem fazer uso do benefício se estiverem regulares junto ao Fisco e quando o produto for considerado matéria-prima do processo industrial da empresa.
      

Mais informações sobre a Portaria publicada nesta quinta-feira podem ser obtidas na página 12 do Diário Oficial ou, ainda, no site www.cepal-al.com.br.

por Larissa Bastos