• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 dicas para aplicar a comunicação humanizada dentro das empresas

De acordo com a pesquisa conduzida pelo Project Management Institute Brasil (PMI Brasil), a falha na comunicação foi a principal causa de fracasso em várias atividades internas de 75% das empresas participantes.

Tendo isso em vista, a aplicação de uma comunicação mais humanizada, na qual os colaboradores são colocados no centro das ações e iniciativas, está conquistando vantagem competitiva no mercado.

Uma organização que humaniza seus processos comunicacionais e reconhece seus colaboradores garante mais proatividade, motivação, engajamento e, consequentemente, melhor desempenho. Além de construir um clima organizacional fortalecido, contribuindo para uma boa retenção e atração de talentos e promovendo o bem estar no ambiente de trabalho”, pontua Eric Vazzoler, gerente de marketing da Progic.

Pensando nisso, o executivo separa 6 dicas para implementação da comunicação humanizada nas empresas, são elas:

Linguagem humanizada e inclusiva

A linguagem humanizada e inclusiva vai além da mera expressão verbal, ela abrange a escolha de palavras que promovam a empatia, a conexão e o entendimento mútuo entre os membros da equipe. Para isso, é importante utilizar termos acessíveis que respeitem a diversidade, a fim de criar um ambiente onde todos se sintam compreendidos e valorizados.

Desenvolvimento da liderança

O desenvolvimento de uma liderança focada nas pessoas é uma alavanca estratégica para a promoção da comunicação humanizada em todos os níveis da organização e peça-chave na construção de uma cultura organizacional centrada no colaborador. Isso implica cultivar soft skills como empatia, escuta ativa e comunicação transparente. Líderes que incorporam uma abordagem humanizada inspiram confiança, promovem um ambiente de trabalho saudável e estão mais aptos a entender as necessidades e aspirações de suas equipes.

Colaborador protagonista

Dar voz aos colaboradores é fundamental para a construção de uma comunicação humanizada. Para isso, sempre que possível, o time deve ser incluído nos processos de tomada de decisão ou até mesmo no processo de geração de conteúdo para a comunicação interna, trazendo os públicos finais para opinar em como essa comunicação está sendo feita. Ao fazer isso, é possível promover uma cultura na qual cada membro da equipe se sente valorizado e parte integrante do sucesso coletivo, gerando o famoso senso de pertencimento.

Comunicação não violenta

A Comunicação Não Violenta é uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg que se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender. Por ser uma abordagem que visa estabelecer diálogos construtivos, mesmo em situações desafiadoras, integrar os princípios de CNV na comunicação interna significa priorizar a empatia, a escuta atenta e a resolução pacífica de conflitos. Isso com certeza ajuda a criar um ambiente de trabalho mais humanizado, respeitoso e colaborativo.

Reconhecimento e feedback

O reconhecimento do bom desempenho e a oferta de feedback são práticas cruciais na promoção da comunicação humanizada. O reconhecimento não apenas motiva o time, mas também fortalece os laços entre líderes e colaboradores. O feedback construtivo, por sua vez, não é apenas uma ferramenta para melhorar o desempenho, mas uma expressão de cuidado e investimento no desenvolvimento contínuo de cada membro da equipe.

Bem-estar e qualidade de vida do colaborador

Priorizar o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador é fundamental no processo de humanização do ambiente de trabalho. Iniciativas como programas de qualidade de vida e bem-estar, horários flexíveis e apoio à saúde mental, são algumas estratégias concretas de comunicação humanizada.