• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

3 dicas essenciais para um bom retorno aos escritórios

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, empresas se preparam para voltar à rotina presencial

De acordo com levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa junto às Secretarias de Saúde dos Estados brasileiros, 99,9 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas contra o novo coronavírus no país - seja com a segunda dose, seja com a dose única da vacina -, o equivalente a 46,86% da população. Além disso, 149,8 milhões de brasileiros (ou 70,23% da população) já receberam a primeira aplicação do imunizante.

Com o retorno à normalidade cada vez mais próximo, após mais de um ano sob as medidas de distanciamento social, várias empresas se preparam para voltar à rotina nos escritórios Brasil afora. Haverá, porém, alguma resistência: segundo pesquisa da Salesforce, 52% dos profissionais estão dispostos até a trocar de emprego para manter o home office.

Por isso, Vinicius Lima, CEO do HRTech Escala, lista abaixo algumas dicas de como fazer um retorno mais assertivo ao trabalho presencial:

Descubra qual é o melhor modelo de trabalho para sua equipe

Antes de começar a planejar como voltar ao escritório, é necessário pensar se faz sentido para a realidade da sua empresa, afinal, cada equipe tem suas particularidades e necessidades. Por isso, é indispensável que o líder conheça seu time e saiba como mantê-los engajados e produtivos.

Falando propriamente dos modelos de trabalho, atualmente conhecemos 3 principais formas: presencial, home office ou híbrido. Todos eles têm seus prós e contras: enquanto o modelo presencial é conhecido por viabilizar a socialização entre os colegas de trabalho e uma maior agilidade na solução de problemas, o modelo remoto poupa tempo de locomoção até o escritório, além de reduzir os custos para as empresas. Já o híbrido combina os dois anteriores e tem sido muito pensado para empresas que não têm necessidade de ter todos os colaboradores reunidos todos os dias, além de ser uma ótima forma de experimentar e escolher a melhor solução para seu negócio.

Atente-se à organização do espaço físico

Algumas empresas passaram por redução ou ampliação no quadro de funcionários, então cabe aos gestores e líderes se perguntarem: o escritório que usávamos antes da pandemia ainda é adequado para nossa realidade atual? Tanto as empresas que diminuíram o número de colaboradores quanto as que aumentaram possuem um aliado em comum: a tecnologia.

Nos últimos meses, alguns softwares surgiram justamente para auxiliar nesse momento de reconstrução de dinâmicas empresariais, e uma tendência crescente que é possível observar são os espaços ganhando poder de alocar múltiplos times, as mesas dos escritórios não sendo mais ocupadas apenas por uma pessoa e até mesmo as empresas que não trabalhavam com escala de funcionários tendo que organizar quando cada colaborador vai ao escritório e quando trabalha remotamente.

Siga o protocolo de segurança à risca

Apesar de a vacinação estar em um estágio avançado, os cuidados não podem ser reduzidos, pois o imunizante não impede o contágio e é vital que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca para que ninguém tenha a saúde comprometida. Portanto, fique atento a cuidados como a exigência do uso de máscaras por todos os profissionais e a higienização frequente do ambiente, disponibilizando álcool em gel nos postos de trabalho e também incentivando os colaboradores a seguir esse protocolo. Também é importante redobrar o cuidado com a limpeza dos sistemas de ventilação do escritório, assim como a manutenção do ar condicionado.