• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

DPVAT pode não ser cobrado em 2021; entenda

Término do consórcio que gere o DPVAT ocorre em meio às denúncias de uso indevido do dinheiro público e de fraudes

Os sócios da Seguradora Líder resolveram dissolver o consórcio que gere o DPVAT em assembleia realizada nesta terça-feira (24). Atualmente o seguro vive um momento de impasse, ameaçado desde 2019 pelo governo Bolsonaro, que tentou extingui-lo.

O término do consórcio ocorre em meio às denúncias de uso indevido do dinheiro público e de fraudes que visavam aumentar o lucro dos associados. Segundo apuração da Folha de São Paulo, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) busca um modelo temporário de gestão até que o Congresso decida sobre a pauta.

Na assembleia, foi proposto à Líder o gerenciamento do pagamento de eventuais sinistros e dos processos judiciais de apólices vendidas até o final de 2020. A ideia não agrada o governo. A Susep explicitou que prefere um modelo de livre concorrência, oferecendo a possibilidade para qualquer seguradora vender as apólices. Entretanto, essa mudança precisa passar pelo Congresso e até lá a superintendência quer retirar da seguradora a gestão dos passivos.

Na semana passada, a Susep pediu à Seguradora Líder um ressarcimento de R$2,2 bilhões, que teriam sido gastos irregularmente nos últimos anos. O Ministério Público entrou também com uma ação contra a empresa, pedindo a devolução de R$4,4 bilhões da reserva técnica para pagamento de sinistros. A Procuradoria informou que o valor teria sido arrecadado por fraudes contábeis que inflaram o valor do seguro e aumentaram os ganhos dos sócios.

O Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) foi instituído no ano de 1974 e até 2019 o pagamento era feito anualmente e obrigatório para todos os proprietários de veículos, sendo cobrado junto com o IPVA. O governo Bolsonaro tentou extingui-lo, sem sucesso, mas hoje está ameaçado por conta das suspeitas de irregularidades e fraudes.