• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pandemia vai gerar novas empresas e inovação, dizem unicórnios

Para André Boaventura, do Ebanx, e Ariel Herszenhorn, da Loggi, momento é propício para buscar novas soluções e resolver gargalos do país

“Tenho certeza de que, daqui a um ou dois anos, vamos ver muitas grandes empresas que nasceram nesse momento de pandemia.” A frase foi dita por André Boaventura, CMO e sócio da Ebanx, durante a terceira live da série “Aprendendo com os unicórnios” - que contou também com a presença de Ariel Herszenhorn, vice-presidente de expansão da Loggi.

A série de transmissões ao vivo, organizada por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, traz como convidados fundadores e líderes de startups que atingiram a avaliação de mercado de pelo menos US$ 1 bilhão. Durante todo o mês de julho, eles irão falar sobre o impacto da pandemia no ecossistema de startups e as oportunidades geradas pela crise.

Confira a seguir os principais trechos da conversa de ontem (8/07) entre André Boaventura, da fintech Ebanx, especializada em pagamentos cross-border, e Ariel Herszenhorn, da Loggi, startup de logística tem faz cerca de 100 mil entregas diárias em todo o Brasil.

Impacto da pandemia
André Boaventura
“O core do Ebanx são os pagamentos internacionais pra empresas globais, como Spotify e AliExpress, por exemplo. Temos mais de 1.000 clientes globais espalhados pelo mundo. Por isso, sentimos o impacto da pandemia antes mesmo de ela chegar ao Brasil, em março.
Quando a crise explodiu no Brasil, ficamos vigiando os números."

"Março foi um mês onde todo mundo parou de comprar, então cuidamos de proteger nossos clientes, informar o que estava acontecendo. Ao mesmo tempo, criamos o Beep, uma ferramenta para varejistas que precisavam migrar para o digital. Em abril, as coisas se acalmaram; em maio, começou a recuperação e, em junho, já tínhamos um degrau um pouco melhor. Não podemos prever julho, porque é difícil saber para onde vai a pandemia no Brasil.”

Ariel Herszenhorn
“Somos uma prestadora de serviços, então sentimos impactos diferentes, de acordo com o setor. O serviço de entrega de documentos foi extremamente afetado. Do outro lado, no e-comerce, houve uma dinâmica de crescimento. Como nós temos uma operação física bastante relevante, houve um desafio adicional: como manter a eficiência diante de uma realidade de distanciamento social."

"Em alguns lugares, era muito difícil manter o serviço funcionando, e ao mesmo tempo era fundamental continuar operando, para garantir que as pessoas seguissem o princípio de ficar em casa. Foi um grande aprendizado. Abrimos mão de alguns serviços, que não eram aderentes, e readequamos nossa proposta de valor, para atender nesse novo ambiente.”

Oportunidades na crise
André Boaventura
“Historicamente, as crises são os momentos mais propícios ao empreendedorismo. Existe um caso clássico: quando a Nokia fechou, muitos dos ex-funcionários saíram para empreender, criando startups inovadoras. Então esse é o momento de tentar coisas novas, abrir negócios inovadores, arriscar. Tenho certeza de que, daqui a um ou dois anos, vamos ver muitas grandes empresas que nasceram nesse momento de crise.”

Ariel Herszenhorn
“A crise é sempre um baque, mas ao mesmo tempo ajuda o empreendedor a entender que ele terá que lidar com diferentes realidades, durante toda a sua jornada. Serão momentos em que ele terá que reavaliar a estrutura da empresa, fazer uma autocrítica. Então aprender a viver numa crise pode ser muito importante para criar uma cultura de enfrentamento e de resiliência.”

Como fica o cenário das startups
André Boaventura
“O que a gente tem visto entre os fundos de investimentos é que a prioridade tem sido proteção do portfólio. Olhar para as empresas investidas e entender suas necessidades, se vão precisar de aportes, de mentoria, de orientação."

"Acredito que, até 2019, o mercado estava superaquecido, o que era ótimo, um reflexo de muitos anos de crescimento no mercado. Mas ao mesmo tempo isso estava inflacionando um pouquinho o valuation de muitas startups brasileiras."

"Agora deve haver uma adequação dessas valuations. Mas acredito que, de maneira geral, o investimento vai continuar crescendo. Já atingimos uma estabilidade, então a tendência é que o mercado de venture capital voltar a aquecer.”

Ariel Herszenhorn
“Acredito, sim, que os investimentos voltarão e novas empresas vão surgir, porque o Brasil demanda isso. Não temos serviços adequados para nossa população e existem gaps enormes de atendimento. Por isso, o potencial para criar produtos e serviços disruptivos é muito grande. Os setores que enxergarem essas oportunidades poderão se beneficiar disso.”