• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conteúdo voltado para micro e pequenos empresários traz estratégias para um mercado cada dia mais competitivo

Conteúdo voltado para micro e pequenos empresários traz estratégias para um mercado cada dia mais competitivo

O isolamento social fez com que todo mundo começasse a olhar para a internet e suas possibilidades com outros olhos. Mesmo com as medidas de flexibilização, que preveem a abertura gradual do comércio, as empresas devem seguir oferecendo seus serviços ou produtos de maneira virtual. Mais do que nunca, é preciso investir em marketing digital para fazer a diferença em um cenário cada dia mais desafiador.

"Foram várias as mudanças percebidas no mercado. Entre as mais marcantes, estão a forma de relacionamento entre as pessoas, o uso de novas plataformas e o aumento do consumo de conteúdo (cursos, livesetc) para capacitação", explica Tatiana Marzullo, CEO da Agência A+, boutique de comunicação integrada com mais de 10 anos no mercado.

De olho nessas mudanças, a agência criou a A+ Online, sua nova unidade de negócios, para oferecer cursos digitais em diferentes áreas. O conteúdo é voltado para micro e pequenos empreendedores, profissionais liberais e autônomos que desejam transformar e potencializar seus negócios e carreiras.

Segundo levantamento do Google, a busca por cursos de especialização à distância cresceu 130% nesta quarentena, justamente porque, para se adaptar ao novo cenário, muitas pessoas estão procurando maneiras de aprender a modernizar suas relações de negócio.

"As pessoas começaram a se expor mais, a compartilhar mais e isso é positivo. Mas é claro que a preocupação com o conteúdo a ser compartilhado deve ser grande; produzir conteúdo relevante e de qualidade. Entre os prós, estão sair da caixa, fazer coisas novas, gerar conteúdo relevante e abrir novas oportunidades. Já entre os contras, não saber utilizar as plataformas digitais adequadamente, sem estratégia, e não conseguir aproveitar ao máximo a potência do digital ", avalia Tatiana.

Elis Monteiro, professora de pós-graduação em Marketing Digital pela FGV, Veiga de Almeida, IBMEC, ESPM e Instituto Europeu de Design (IED), segue a mesma linha de pensamento de Tatiana Marzullo. Ela é professora do primeiro curso da A+ Online, o Impulso Digital ao lado de Leandro Varges, Diretor de Marketing da agência. Ela ressalta que é preciso pensar no que o público quer saber e em como esse conteúdo será entregueantes de investir. Estudar o assunto é o primeiro passo.

"O que eu quero com o marketing digital? Gerar clientes para a minha empresa? Oferecer serviço de marketing digital para outras empresas? Define o objetivo, aprende os objetivos das ferramentas e quais são as estatísticas de cada ferramenta", explica.

Elis também esclarece que um erro comum entre empresas é acreditar ser necessário estar presente em todas as redes sociais. Para ela, essa não é uma obrigação:

"A pergunta é: por que estar nessas redes? Entendendo o seu público, você compreende em quais redes ele está e se é necessário trabalhar em todas. Se for um público Business to Business (B2B), por exemplo, é essencial estar no LinkedIn, mas talvez não no Facebook", afirma.

Para isso, é muito importante que conhecimentos teóricos sejam alinhados à prática na hora de elaborar um plano de ação, como explica o Leandro Varges. Ele divide sua expertise no curso com o objetivo de ajudar profissionais a pensar de forma estratégica, descomplicando, assim, o marketing digital. São dicas e ferramentas que vão ajudar a potencializar os resultados.

"São mais de seis horas de conteúdo com o passo a passo para impulsionar sua marca nas mídias digitais: criação de persona, tom de voz adequado, análise swot e estratégia completa para desenvolvimento de campanhas no Facebook, Instagram, Google Ads, Youtube Ads, estratégias de SEO, entre outros. Tudo com uma linguagem didática, voltada para empreendedores e profissionais autônomos ou liberais."

Em tempos de pandemia, é preciso ser estratégico para construir um planejamento que extraia os melhores resultados. Esse promete ser um grande diferencial em um mundo cada vez mais digital — e isso vai além de publicar posts nas redes sociais, defende Leandro:

"Se você profissionalizar sua marca no digital, suas possibilidades são muito maiores.Existe, por exemplo, um gerenciador de anúncio que possibilita você a criar campanhas estratégicas para um público bem específico. Dá para direcionar por faixa etária, sexo, escolaridade, cidade, estado, renda familiar, hobby etc. E também com objetivos específicos como geração de leads (contatos), engajamento, percepção de marca, venda, para que essas ações sejam mais assertivas. Separamos cases e desenvolvemos um conteúdo que capacita nossos alunos a criarem uma forte presença digital", conclui.