• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

É hora de internacionalizar a sua empresa?

As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas.

As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas. “Os mercados de fora irão encolher menos este ano e avançar mais rápido no próximo do que o brasileiro. Ou seja, a receita doméstica deve cair, tornando ainda mais atrativo obter receitas no exterior, principalmente em função da força do dólar”, afirma Emanuel Pessoa, advogado especialista em Internacionalização de Empresas, Negociação, Contratos e Inovação.

De acordo com ele, as duas principais formas de se internacionalizar uma empresa são via exportação ou operação in loco em outro país. A primeira tende a ser menos atrativa. “Neste caso, o empreendedor se depara com a desconfiança externa em relação aos produtos e serviços brasileiros e ainda há os trâmites burocráticos e tributários para enviar a mercadoria ou o serviço para fora”. Por isso, é melhor que as empresas optem pela segunda: abrir filiais ou novas empresas em outros territórios para produzir localmente. “99% do mundo quer investimento externo em seu país. A maioria não faz nem a exigência de um sócio local, por exemplo. Os governantes sabem que a chegada das empresas gera emprego e renda para a população. Isso é suficiente”, diz Emanuel.

Segundo o advogado, quem empreende no Brasil consegue empreender em qualquer lugar, levando em conta todos as dificuldades enfrentadas aqui. Ele garante que a empresa não precisa ser grande para conseguir atuar fora. “Pelo contrário, vemos muitos pequenos e médios empreendimentos apostando no exterior”. Para Emanuel, os nichos com maior possibilidade de sucesso com a ramificação internacional são os de inovação, com soluções escaláveis, e de áreas que já contam com produtividade comparável à de países desenvolvidos.

O processo, para quem pensa ser difícil, também não é dos mais complicados, mas carece de bons profissionais. “Hoje há pouca gente que realmente sabe tocar a internacionalização de uma empresa. É importante uma boa assessoria para dar todo o amparo legal para um negócio operar no exterior. Para as empresas, é um investimento que vale ser feito, principalmente neste período de pós-pandemia, em que quase todo o resto do mundo deve ter uma recuperação acentuada. Não é uma aposta, mas uma certeza “, conclui.