• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Os desafios das empresas para com a responsabilidade social e ambiental 4.0

Gerar impacto positivo na sociedade e no planeta com produtos, processos, serviços e projetos que ajudem a regenerar o que temos desgastado do meio ambiente e das desigualdades econômicas e sociais não é utopia. É algo que já faz sentido para investidores.

As sucessivas versões de softwares, aplicativos e hardwares tornaram obrigatório o uso de números para que o mercado saiba a qual versão está tendo acesso (Windows 10, iPhone X, Galaxy S11 e assim por diante) Especialistas em marketing dizem que é uma forma de ter mais clara a gestão da obsolescência programada (e/ou percebida). Ou seja, o número sinaliza para o consumidor o quanto o produto é atual. Muitas vezes ele tem a mesma a mesma funcionalidade do anterior, apenas com uma cor diferente ou um botão a mais.

A Indústria 4.0 se vale do mesmo conceito para sinalizar o emprego de avanços tecnológicos como inteligência artificial, learning machine, internet das coisas, computação em nuvem, impressão 3D, sistemas ciber-físicos, drones, robótica, big data etc.

Para o Brasil, entrar nessa era é um grande desafio: em 2019, o País ficou no 66º lugar Índice Global de Inovação, perdendo duas posições entre os 129 países mais inovadores na comparação com 2018. O governo federal possui até uma ampla agenda para a Indústria 4.0, que inclui várias associações de empresas, indústrias, universidades e agências de pesquisa.

Ainda assim, uma questão se impõe: Para o novo posicionamento 4.0 das indústrias e empresas, será que as questões ligadas à Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) precisam ser repensadas?

O princípio do tripé da sustentabilidade (ambiental, social e financeira) foi concebido por John Elkington, que acabou de fazer um “recall” do termo, em junho de 2018, na Harvard Business Review. Em 2019, o conceito fez 25 anos e Elkington colocou que precisa fazer uma afinação ou uma melhoria – como as montadoras fazem com os carros que apresentam problemas. O visionário diz que daqui a 25 anos poderemos olhar para trás e apontar que neste momento começamos a colocar efetivamente a tríplice hélice na criação de valor e no código genético do capitalismo, estimulando a regeneração de nossas economias, sociedades e biosfera.

Estamos falando de uma responsabilidade social e ambiental (RSA) 4.0 que, efetivamente, crie valor e tem propósito nas organizações. Empresas que cada vez mais minimizem sim o seu impacto social e ambiental, atividades que podemos observar na maioria das grandes empresas e seus relatórios de sustentabilidade. Porém, a evolução para a RSA 4.0 exigirá que passem a gerar impacto positivo na sociedade e no planeta com produtos, processos, serviços e projetos que ajudem a regenerar o que temos desgastado do meio ambiente e das desigualdades econômicas e sociais. Isso tudo sem abrir mão dos retornos financeiros. Não é utopia, já existem muitas organizações, associações e empresas desenvolvendo tais conceitos na prática. Termos como Capitalismo Consciente, Negócios de Impacto social, Finanças Sociais, Empreendedorismo Verde, Empresas B, entre outros, começam a aparecer e fazer muito sentido para grandes investidores e empresários. Talvez seja esse tipo de obsolescência programada ou percebida que precisamos trabalhar, colocando impactos positivos e propósitos, somados à essa tecnologia do movimento do 4.0. As empresas precisarão se movimentar para a Indústria 4.0 e para a RSA 4.0.