• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

2020: o ano do empreendedorismo

"Para a milenar sabedoria ancestral, 2020 é o ano do empreendedorismo, ano de aproveitar o momento para iniciar novos projetos e investir em seus produtos"

Os antigos chineses, em sua milenar sabedoria, tomavam nota de suas observações e as compartilhavam com as gerações sucessivas, num processo que valorizava a observação e o bom senso. Tais ensinamentos vinham de grandes filósofos, como Confúcio e Lao Tsé.

Graças à escrita, que foi desenvolvida na China a partir de 1.800 A.C, eles puderam anotar os acontecimentos e suas observações ganharam relevância histórica, pois a escrita chinesa manteve suas características desde seu surgimento e os textos antigos podem ser lidos até hoje.

Os chineses ainda utilizam basicamente os mesmos caracteres, ao contrário da escrita cuneiforme e dos hieróglifos do antigo Egito, que deixaram de ser utilizados milhares de anos atrás.

Além da escrita, os chineses também foram hábeis em criar uma forma alegórica de representar a passagem dos anos lunares, adotando a imagem e as características de diversos animais para dar um caráter simbólico e menos abstrato à passagem do tempo.

O calendário chinês, com suas alegorias no lugar dos números sequenciais utilizados pelos ocidentais, privilegia a ideia de ciclo, que faz com que cada ano tenha uma personalidade própria a ser observada a partir de referências simbólicas, com características marcantes e memoráveis.

Faço alusão à chegada do ano de 2020 que, para nós ocidentais, dá início a uma nova década e para o calendário chinês coincide com o fechamento de mais um ciclo de 12 anos.

Como todo final de ciclo, entramos num período propício à análise de nossas conquistas. Diante de uma observação sincera daquilo pelo que passamos, podemos realizar as devidas correções e melhorias, sempre visando progredir e prosperar. É nesse sentido que podemos pensar em um final de ciclo e início de um novo tempo.

Os empreendedores orientais, que seguem o calendário lunar, estão otimistas com o ano do rato, animal que inicia e termina um ciclo fechado de 12 anos. Trata-se de um período que chega ao fim, consolidando aprendizados, para dar lugar a um novo início, com todas as promessas e perspectivas a abrirem-se para o futuro.

Conforme pude me informar sobre o assunto em questão, o ano do rato, cujos acontecimento foram “observados e anotados” durante milênios, representa um tempo de abundância, que trará novas oportunidades, especialmente para os negócios, ganhos, investimentos e conquistas. A prosperidade, por assim dizer, será evidente em 2020 e, nos fará um convite a nos prepararmos para os bons momentos que estão por vir.

Há décadas atuo em um segmento efervescente, o de design de embalagens, com lançamentos de produtos e planos de marketing de muitas empresas, grandes e pequenas. E percebo que, graças às características peculiares de nossa economia, os empresários estão sempre se organizando para enfrentar dificuldades e momentos difíceis. Raramente preparam-se para os bons momentos que surgem alternadamente, pois sabemos "não existir mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe".

Muitas empresas perdem oportunidades quando nossa economia se organiza e o cenário de negócios melhora, justamente por não estarem preparadas para os bons momentos.

Portanto, agora é hora de acreditar e se organizar para as boas oportunidades que virão, pois, segundo a sabedoria chinesa, elas já aconteceram milhares de vezes e foram devidamente “anotadas e registradas” para a posteridade.

Não se trata aqui de apoiar um otimismo baseado em especulações metafísicas, e sim de perceber que existe um padrão em que podemos confiar – especialmente agora, quando temos a menor inflação e a menor taxa de juros da nossa história.

E para aqueles empresários que não acreditam em nada e estão sempre se preparando para o pior, aqui vai uma dica: o pior que pode acontecer é perder novas oportunidades de bons negócios.

Acreditar que “nada nunca vai melhorar” é uma atitude que serve apenas àqueles que estão felizes com seu sucesso e pretendem permanecer surfando na mesma onda. Para os demais, especialmente os que desejam progredir, é melhor se preparar para os bons ventos que virão por aí.

Para a milenar sabedoria ancestral, 2020 é o ano do empreendedorismo, ano de aproveitar o momento para iniciar novos projetos e investir em seus produtos. Ano de corrigir aquilo que precisa ser melhorado, de avaliar o período anterior, planejar e aproveitar melhor as boas perspectivas para o cenário de negócios.

Mesmo que você não acredite em prognósticos como este para o ano do rato, acredite apenas que um novo ciclo está começando, como acontece todos os anos.

Esse novo ciclo pode ser bem melhor se nos prepararmos para empreender e fizermos mais e melhor em todos os nossos planos de negócios, por nós mesmos e pela comunidade em que vivemos.

Você não acha?