• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

WhatsApp para empresas: 3 dicas que você precisa conhecer antes de levar seu negócio para o app

Para especialista, é preciso planejar o uso da ferramenta e não gerar experiências frustrantes para os clientes

Pode ser para vender roupas, receber encomendas de doces ou até prestar serviços funerários. O WhatsApp virou queridinho dos empreendedores brasileiros e já faz parte da rotina dos negócios. Mas quem está pensando em levar a empresa para o aplicativo deve ficar esperto: algumas ferramentas e regras são diferentes da versão para usuários e merecem atenção.

Em entrevista a PEGN, Juliano Braz, diretor de vendas da plataforma Take, destacou três dicas que podem ajudar nesse caminho. Segundo ele, é preciso planejar e aprimorar a implementação da ferramenta para que ela realmente gere resultados. "Não adianta estar no WhatsApp se essa presença não gerar uma boa experiência para o cliente", diz.

Veja as dicas abaixo:

1. Entenda qual versão combina com o seu negócio
Hoje, o aplicativo oferece duas versões diferentes para contas comerciais:

WhatsApp Business App: voltado às pequenas empresas, exige que a maior parte da comunicação seja feita manualmente pelo celular ou pela versão web. Permite a automação de algumas mensagens, como as de ausência, apresentação ou para perguntas frequentes. O perfil também pode exibir informações como endereço, horário de funcionamento e catálogo de produtos.

WhatsApp Business API: voltada às médias e grandes, esta versão oferece ferramentas mais automatizadas e a possibilidade de atingir maior alcance – algumas campanhas, por exemplo, envolvem o envio de milhares ou milhões de mensagem. Para implementar a solução, é preciso procurar um provedor de soluções certificado pela companhia.

Apesar do foco em empresas maiores, a segunda versão também pode atender os pequenos. Algumas empresas, como a Take, têm desenvolvido soluções com foco nesse público.

2. Fique atento aos termos de uso
Se entre os usuários a mania de não ler regras e termos é arriscada, aqui ela tem ainda mais chances de gerar problemas. Braz destaca que o aplicativo proíbe algumas práticas, como o spam, e tem equipes atentas para mapear e bloquear quem não respeita as políticas de uso. Elas, aliás, também podem mudar com o tempo. "O empreendedor pode aprender as regras e ficar atento ou contratar uma empresa especializada para fazer isso", diz.

3. Saiba usar o app a favor (e não contra) do seu negócio
Se o WhatsApp é um dos canais de comunicação da sua empresa, é preciso que ele realmente funcione como tal. Afinal, não adianta oferecer facilidades ao cliente se, no final, ele precisará recorrer a outros meios para conseguir o que precisa. "Gerar uma boa experiência é resolver problemas. Se ele tenta fazer isso pelo WhatsApp e não consegue, precisará ligar e não estará sendo atendido por seu canal de preferência."