• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenos negócios: burocracia dificulta acesso ao mercado externo

Estudo feito pelo Sebrae aponta que empreendedores buscam, no exterior, menos impostos, satisfação pessoal e aceitação do seu produto

Nos últimos anos, mais de 8 mil micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras buscaram o mercado exterior para comercializar seus produtos. Pelo menos três fatores ajudaram na decisão de exportar: a taxação de impostos, menor que no Brasil, a aceitação da mercadoria e a satisfação pessoal por transpor barreiras. É o que aponta a pesquisa feita pelo Sebrae em junho de 2019, que traz percepções dos empresários sobre as dificuldades em fazer a 1ª exportação e manter suas vendas para o exterior. De acordo com o levantamento, diversos entraves ainda impedem que os pequenos negócios façam um maior volume de vendas para outros países, como a excessiva burocracia, o custo da logística, entre outras razões.

A pesquisa considera a cultura empresarial, a capacitação dos empreendedores, as expectativas sobre as exportações, a motivação, entre outros aspectos. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o brasileiro carrega em seu DNA uma criatividade singular. E isso se traduz em valor agregado aos produtos e serviços, especialmente na hora de explorar novos mercados. “É verdade que, no Brasil, fazer comércio exterior não é fácil. Antes de conseguir levar seus produtos às mãos dos consumidores internacionais, é preciso superar uma série de obstáculos para os quais os pequenos negócios não estão, normalmente, preparados. O resultado é que a participação das pequenas empresas no conjunto das exportações brasileiras ainda é muito restrita”, afirma.

Segundo estudo do Sebrae de 2019, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são micro e pequenas empresas e foram responsáveis por vendas externas no montante de US$1.239 milhões ano passado. Das 8.300 MPE exportadoras, 47,1% são do ramo industrial, seguido pelo ramo comercial com 41,2% e 10,6% do setor agropecuário. Os pequenos negócios do setor serviços representam 1,1% das MPE exportadoras.

Outros achados

A pesquisa registra que os principais mercados para os pequenos negócios são Mercosul, os Estados Unidos, Canadá e União Europeia, razoável participação do continente asiático e africano. Entre os empresários entrevistados não existe um critério para a escolha dos países importadores, sendo que as vendas atendem a uma demanda pré-existente e em poucos casos houve uma prospecção planejada. A decisão foi baseada na verificação da aceitação do produto. O levantamento mostra também que há uma insegurança em relação à possibilidade do não pagamento da venda e muitos desconhecem mecanismos de cobrança internacional, priorizam países com menor risco de inadimplência ou sentem faltam de um órgão regulador de pagamentos.

A logística é uma das dificuldades apontadas pelos empresários de pequenos negócios para exportar. A pesquisa mostra que a grande maioria acha a estrutura de transporte deficitária, a malha aérea com baixa capilaridade e a armazenagem cara. Além disso, os entrevistados apontam, entre as dificuldades, o risco cambial como um dos inibidores das exportações. Nesse caso, uma das razões é também a falta de conhecimento sobre o tema.

Como exportar e ganhar competitividade acessando o mercado externo:

• Definir os objetivos pretendidos com a internacionalização.
• Fazer uma estratégia de internacionalização e um alinhamento com a estratégia do mercado interno.
• Identificar barreiras tarifárias (imposto de importação no mercado de destino) e não tarifárias (normas técnicas, cotas etc.) impostas pelos mercados pretendidos.
• Conhecer os principais aspectos tributários e de composição de custos na internacionalização.
• Conhecer os regimes aduaneiros especiais (drawback, admissão temporária etc.) para identificar benefícios.
• Compreender que o planejamento estratégico necessita incluir o risco calculado.
• Conhecer as linhas de financiamentos à internacionalização.
• Comunicar-se em outro idioma.