• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Intraempreendedorismo: a inovação que vem de dentro

Cada vez mais as empresas desenvolvem políticas e benefícios para conquistar o colaborador e criar um ambiente que facilite seu desenvolvimento e retenção

Gerir e manter uma boa equipe é um desafio grandioso para os empreendedores. Por isso, cada vez mais as empresas desenvolvem políticas e benefícios para conquistar o colaborador e criar um ambiente que facilite seu desenvolvimento e retenção. Um exemplo dessas práticas é o intraempreendedorismo, que consiste em incentivar colaboradores a empreenderem dentro das organizações, liderando seus próprios projetos.

Dentre os benefícios dessa prática está a satisfação dos funcionários, que são incentivados a desenvolverem seus talentos e a exercerem a liderança. Isso ajuda também os gestores a entenderem se o colaborador está na posição certa ou se precisa de mais estímulo, por exemplo. É preciso investir ainda em um ambiente propício, incentivar o compartilhamento de ideias e melhorar a comunicação interna para que ninguém tenha medo de sofrer retaliações por possíveis erros.

As iniciativas intraempreendedoras podem surgir do desenvolvimento de uma nova funcionalidade para o software da empresa ou resolvendo problemas internos. Isso torna a empresa mais competitiva, melhora os processos e produtos, além de atrair e reter talentos.

Também é possível que o funcionário desenvolva sua própria startup, com o apoio da instituição onde trabalha, criando uma parceria que beneficia ambos. Independentemente do formato, quem comanda o projeto é quem teve a ideia inicial, tendo liberdade para tomar decisões e correndo os riscos que o empreendedorismo traz.

Nessa prática os dois lados saem ganhando, a inovação precisa vir de dentro e os ambientes precisam ser propícios. O gestor pode abrir novos caminhos para a inovação acontecer na sua empresa e o colaborador pode desenvolver um trabalho que partiu de uma ideia própria, com significados pessoais e que impactam a vida de seus colegas. Acredito que facilitar essas iniciativas multiplicam o poder transformador do empreendedorismo e facilitam a criação de novas tecnologias.