• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Serviços on-line do INSS facilitam a vida do cidadão

Programa de atendimento via internet visa reduzir filas e responder a demandas dos segurados, como calcular quanto tempo falta para a aposentadoria e requerer benefícios. No entanto, nem todos, principalmente os mais idosos, conseguem usar o sistema

A internet tem se tornado cada vez mais uma aliada do cidadão, e também do governo, ao ajudar a reduzir filas em postos de atendimentos públicos. Hoje, é possível agendar pela rede o pedido de aposentadoria sem precisar ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Algumas solicitações e o acompanhamento de serviços relacionados à Previdência Social podem ser feitos on-line, no site do órgão.

Além de agilizar o atendimento, o serviço Meu INSS é uma ferramenta para que as pessoas possam acompanhar a evolução da situação previdenciária, como checar os anos acumulados de contribuição, simular o tempo que falta para a aposentadoria, entre outras informações. O recurso pode ser um importante suporte de planejamento do cidadão, principalmente agora, quando o Congresso Nacional debate uma proposta de reforma do modelo previdenciário. Mas, na avaliação de usuários, os serviços ainda precisam ser aperfeiçoados, e não são tão eficientes para idosos, justamente o público mais interessado, mas que, muitas vezes, não têm acesso ou facilidade com a internet.

Por meio do programa Meu INSS, disponível no site do instituto, ou pelo aplicativo para smartphones, os beneficiários podem solicitar aposentadoria e salário-maternidade, calcular o tempo de contribuição e conseguir empréstimos — tudo pela internet, sem precisar sair de casa. Até o fim deste mês, todos os serviços do órgão serão feitos on-line, o que representa mais 90 processos que serão digitalizados. Para Clóvis Castro Júnior, diretor de Atendimento do INSS, permitir que as pessoas possam fazer requerimentos sem precisar ir a uma agência é uma “pequena revolução”.

Além da economia de tempo e dinheiro, para os cidadãos e para o governo, a digitalização dos serviços amplia a capilaridade do INSS, que, pelo meio digital, consegue chegar a locais onde não há estrutura. Hoje, três em cada quatro cidades brasileiras não têm agências da autarquia. Dos 5,5 mil municípios do país, 1,4 mil contam com atendimento presencial espalhados em 1,7 mil agências. O comum é que, caso precisem de atendimento, os moradores dos outros 4,1 mil municípios recorram a unidades localizadas em outros lugares.

Acesso

Desde 2018, entretanto, eles podem usar a internet. “Antes, todos os que queriam receber os serviços precisavam agendar e se deslocar para outro município para fazer o requerimento. Agora, estamos economizando as despesas”, explica Castro Júnior. Um dos objetivos do atendimento on-line é facilitar a vida dos moradores dos municípios sem agência.

Para ter acesso à plataforma on-line do INSS, é preciso se cadastrar no site do órgão, tendo em mãos número do CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Registrado, o usuário terá acesso a uma senha provisória, com a qual conseguirá fazer o login. Alguns serviços, como agendamento para dar entrada em benefícios e marcação de perícia médica, não precisam de senha. As dúvidas podem ser resolvidas pelo telefone 135.

Em maio último, foram lançados mais cinco processos, como cópia, recurso e revisão de benefícios. E, até o final de junho, o aplicativo Meu INSS será atualizado para se tornar mais simples e intuitivo ao usuário. “Relançaremos o aplicativo, que terá informações mais úteis e todos os serviços disponíveis”, adianta o diretor do INSS.

Além disso, até o fim do mês, o atendimento telefônico do número 135 será automatizado. Os usuários poderão agendar atendimento presencial por meio de serviços da Unidade de Resposta Audível (URA), uma espécie de robô que atende o telefone e direciona o usuário. “O cidadão não precisará esperar na fila para falar com atendentes. A informação será on-line”, destaca Castro Júnior.

Ceticismo

Mesmo com a promessa de modernização do aplicativo e ampliação dos serviços digitalizados, muitos usuários não acham que eles facilitem a logística das agências. A advogada Laieny Cerqueira, 25 anos, não considera o programa on-line eficiente. “Muitas pessoas não sabem que existe o aplicativo e o número 135”, afirma. Para ela, deveria haver mais divulgação, o que poderia ajudar a eliminar o caos das agências. “O INSS está um descaso. Espero que haja logo concurso para ter mais servidores trabalhando”, critica.

O aposentado Marcos Brei, 74, prefere não utilizar os serviços on-line do INSS. Ele também não acredita que eles sejam de fácil acesso a toda a população. “Nem todos conseguem usar, por não ter acesso à tecnologia”, opina. A técnica de enfermagem Nilian Couto, 26, recorreu ao INSS para resolver um processo de inventário, que foi agendado por telefone para ser feito em uma agência. Se fosse em aplicativo, ela não acredita que seria tão eficiente. “Muitos idosos não sabem mexer com tecnologia. Acho que não ajudaria tanto”, afirma.

Calculadora

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também tem serviços digitais para os usuários. A entidade disponibiliza, por exemplo, uma calculadora da aposentadoria na internet. Por meio dela, os trabalhadores têm a previsão e o comparativo entre o sistema previdenciário atual e o da proposta de reforma da Previdência.

A ferramenta considera as especificidades das categorias, como trabalhador do regime geral, professor do ensino básico celetista, agricultor familiar, trabalhador assalariado rural, servidor público e professor da rede pública. Desde o lançamento, em 2018, foram registrados 485 mil acessos.

Para o economista Fernando Junqueira, do Dieese, a ferramenta não calcula apenas a aposentadoria. “Ela faz mais do que isso. Compara o sistema atual com a proposta de reforma da Previdência e é atualizada de acordo com a tramitação na Câmara, mostrando o impacto que terá na vida de cada um”, diz.

Junqueira ressalta a importância do entendimento das mudanças pelos trabalhadores. “A maioria não conhece bem o nosso sistema de aposentadoria e também não tem muita clareza sobre a reforma, é importante desmistificar isso. A ideia é que seja de fácil acesso para os trabalhadores. Por isso, disponibilizamos para centrais sindicais e no Brasil inteiro”, destaca.

O governo federal também oferecerá em breve uma simulação de aposentadoria de acordo com a reforma, que estará disponível no site www.servicos.gov.br/calculadora/calcular. Por enquanto, já é possível fazer o cálculo da alíquota de contribuição.