• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Chão de fábrica: Cuide bem dos alicerces do seu negócio

A expressão “chão de fábrica”, como o próprio nome indica, nasceu do local onde estão a maioria dos colaboradores e maquinários

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

A expressão “chão de fábrica”, como o próprio nome indica, nasceu do local onde estão a maioria dos colaboradores e maquinários que estão na linha de frente da produção mais pesada de uma indústria. É no chamado “chão de fábrica” que a magia acontece e a linha de produção se integra com diversos colaboradores que transformam matéria-prima naquilo que consumimos diariamente.

“É um departamento vital para qualquer indústria e, se não estiver muito bem otimizado e funcionando em harmonia, haverá perda de produtividade de operadores e máquinas, problemas em saber qual o verdadeiro custo e o tempo de produção de cada produto e perda de controle da operação explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem. Renato explica que os gestores não podem descuidar do chão de fábrica que, quando bem cuidado, é excelente para avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da fábrica, acompanhar o andamento da produção e monitorar os recursos em tempo real:

“O ideal é que as empresas passem a contar com soluções em PCP no chão de fábrica para avaliar recursos ociosos ou que estejam sobrecarregados e a partir daí decidirem a melhor forma de otimizar a sua estrutura de pessoal e equipamentos aplicados.” explica Renato.

Acompanhar a produção

Renato reforça que sem gestão, independente das características da fábrica, pequenos problemas vão aumentando como uma bola de neve e tornam-se rapidamente, impossíveis de se controlar em pouco tempo. Se não começar a organizar o chão de fábrica agora, em pouco tempo não tem como saber quais ordens estão atrasadas e quais estão em dia:

“Neste caso, sem um controle bem estruturado com um sistema de apontamento da produção, não adianta nada tentar acompanhar estas ordens conforme a data de entrega. A tarefa de verificar qual etapa a produção se encontra fica prejudicada e o prejuízo sera percebido. Problemas, que de tão imperceptíveis passam fácil, o ideal é evitar que chegue nesse ponto” completa Renato.