• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Tudo o que você precisa saber sobre Brand Positioning antes que seja tarde demais

A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio.

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio. É com o Brand Positioning que um negócio diferencia seu produto ou sua empresa na mente de seus clientes potenciais. Vamos combinar que uma comunicação só é eficaz quando torna evidente a ideia distintiva do produto, e fornece uma razão para comprar?

O italiano Gerardo Arancioni, considerado um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, e parceiro da KAKOI Comunicação, acrescenta que não existe um negócio que não necessite deste serviço até porque não existe um negócio que não lida com a mente dos clientes.

Encontrando um norte
Quando se fala sobre identificar os diferenciais e a ideia distintiva, isso significa encontrar as razões para alguém comprar de um determinado fornecedor ou prestador de serviço e não de outro.

E o mercado está saturado de pseudoespecialistas afirmando que “temos o melhor produto, o melhor atendimento, etc.”. Este tipo de comunicação é absolutamente inútil para vendas porque de fato não há diferenciação alguma:

“Se todos falam as mesmas coisas, evidentemente elas não se diferenciam, ao contrário, elas se igualam e se nivelam para baixo. Hoje é muito fácil ter acesso a informações e, ao precisar de um determinado produto ou serviço, a primeira coisa que fazemos é procurar estas informações na internet” explica Gerardo.

O que acontece se o cliente encontra dez fornecedores que se apresentam da mesma forma, tipo “focamos nas exigências do cliente”? Naturalmente o cliente opta pelo mais barato ou pelo líder de mercado, que são as duas opções consideradas mais seguras. E aqui temos um grande problema, pois existe somente um líder e uma guerra de preços que normalmente sacrifica a qualidade.

O que podemos considerar como Brand Positioning de sucesso?
Considere uma grande e simples verdade: as empresas brasileiras são sempre melhores do que elas comunicam! O desenvolvimento do Brand Positioning nada mais faz do que fazer aflorar a essência de uma empresa, de um produto ou de um serviço:

“Um posicionamento bem desenvolvido, portanto, eficaz em termos de vendas, é aquele que, entre vários diferenciais que as empresas possuem, identifica o mais significativo para os clientes potenciais. Eu chamo de “ideia distintiva”, a grande verdade que as diferencia! Somente uma, mas que seja fortíssima.”

Quais os primeiros passos?
Adianta dizer e pensar que o seu produto é melhor? Ou então, que o seu diferencial é o atendimento porque todos pensam e dizem isso? Em absoluto!

Os primeiros e mais importantes passos consistem em entender e assumir definitivamente que:

  • A minha empresa é muito melhor do que eu comunico sobre ela;

  • Estou comunicando algo que não me diferencia com relação aos concorrentes, (fazendo por exemplo uma análise do website deles);

  • A comunicação não está somente ao alcance das grandes empresas;

Toda vez que uma empresa lida de uma forma “simplória” com a mente do seu cliente potencial, estará perdendo uma oportunidade de negócio.

Na prática
Quer um exemplo de como um posicionamento bem desenvolvido é eficaz em termos de vendas? Um Brand Positioning de qualidade é aquele que identifica o que é mais significativo para os clientes potenciais - a famosa ‘ideia distintiva’. Mas tem que ser somente uma, fortíssima:

“Certa vez desenvolvemos o Brand Positioning de uma tradicional indústria da região de Curitiba que produz e vende máquinas de altíssima tecnologia e de valor bem elevado. Acontece que este empresa estava enfrentando anos de crise. Finalizamos a atividade de Brand Positioning e, no meio da pandemia, ela bateu recordes históricos de vendas, ou seja, foi melhor do que nos anos dourados dela. E tudo isso apenas veiculando uma nova mensagem, sem mudar o produto, nem mudar a estrutura interna. Apenas com este reposicionamento da marca” exemplifica Gerardo.