Edital PGFN/RFB nº 4/2026 permite regularizar débitos de IRRF de investidores não residentes com descontos de até 65% e adesão até 29 de dezembro de 2026
Área do Cliente
Notícia
Receita Federal detalha uso de créditos de PIS e Cofins na depreciação de imóveis
Regime não se aplica a imóveis destinados à locação, mas pode alcançar áreas específicas usadas na prestação de serviços
A Receita Federal esclareceu as regras para antecipação do desconto de créditos de PIS/Pasep e Cofins calculados sobre encargos de depreciação de edificações utilizadas por empresas. O entendimento consta da Solução de Consulta Cosit nº 144, de 11 de agosto de 2026, que trata especificamente de shopping centers cuja atividade preponderante é a locação de espaços comerciais.
Segundo a Receita Federal, o regime previsto no artigo 6º da Lei nº 11.488/2007 não pode ser aplicado às edificações destinadas à locação de bens imóveis. A justificativa é que locação e prestação de serviços são institutos jurídicos distintos.
A orientação, entretanto, admite a utilização do regime em áreas edificadas delimitadas e específicas que constituam a base operacional de serviços prestados pela empresa, como lojas e salas.
A Solução de Consulta também estabelece como deve ser tratado o saldo de depreciação dessas áreas quando a empresa optar pelo regime de antecipação dos créditos.
Regime não se aplica à edificação destinada à locação
A consulta analisada pela Receita trata de uma empresa que atua na exploração, administração e prestação de serviços relacionados a shopping centers e que possui edificações registradas em seu ativo não circulante.
No entendimento apresentado pela Receita, o fato de uma empresa desenvolver outras atividades relacionadas ao empreendimento não altera a distinção jurídica entre a locação de imóveis e a prestação de serviços para fins de aplicação do regime previsto na Lei nº 11.488/2007.
Assim, a edificação destinada à locação de bens imóveis não pode ser submetida, como um todo, ao regime de antecipação do desconto dos créditos de PIS/Pasep e Cofins sobre encargos de depreciação.
A interpretação considera as regras aplicáveis à não cumulatividade das contribuições e está fundamentada no artigo 6º da Lei nº 11.488/2007 e no artigo 187 da Instrução Normativa RFB nº 2.121/2022.
Áreas usadas na prestação de serviços têm tratamento específico
A Receita Federal fez uma distinção entre a edificação destinada à locação e as áreas específicas que funcionam como base operacional de serviços prestados pela empresa.
Nessas situações, o regime de antecipação pode ser aplicado à área edificada delimitada e específica utilizada efetivamente na prestação do serviço. A própria solução cita como exemplos loja e sala.
Para a área que se enquadrar nessa condição, a opção pelo regime pode alcançar a depreciação e a apropriação de créditos que já tenham sido iniciadas. A antecipação incide sobre o saldo remanescente a depreciar.
Após 24 meses, a área submetida ao regime será considerada integralmente depreciada para fins de apuração dos créditos. As demais partes da edificação continuam submetidas à regra geral de depreciação.
Entendimento vale para PIS/Pasep e Cofins
A Solução de Consulta Cosit nº 144 apresenta o mesmo entendimento para a Cofins e para a Contribuição para o PIS/Pasep no regime de não cumulatividade.
Em ambos os casos, o regime de antecipação previsto no artigo 6º da Lei nº 11.488/2007 não se aplica às edificações destinadas à locação de bens imóveis.
A Receita também vinculou parcialmente a solução aos entendimentos apresentados nas Soluções de Consulta Cosit nº 28, de 13 de novembro de 2013, e nº 423, de 13 de setembro de 2017.
A norma utilizada como referência para a regra geral de depreciação é o artigo 187 da Instrução Normativa RFB nº 2.121/2022, além do artigo 6º da Lei nº 11.488/2007. [SC 144]
O que muda para empresas que exploram shopping centers
A consulta analisada envolve uma empresa cuja atuação inclui atividades relacionadas à exploração e administração de shopping centers, além da prestação de serviços.
A empresa questionou a possibilidade de utilizar o regime de antecipação dos créditos em relação às edificações de shopping centers registradas em seu ativo não circulante e empregadas em suas atividades.
A Receita, contudo, estabeleceu que o regime não alcança a edificação destinada à locação como um todo, restringindo sua aplicação às áreas edificadas delimitadas e específicas que sejam base operacional do serviço prestado.
Dessa forma, o enquadramento depende da utilização da área e de sua relação com a prestação de serviços, conforme os critérios estabelecidos na solução para o caso analisado.
Impactos para a classe contábil
A Solução de Consulta Cosit nº 144 traz critérios para o tratamento dos créditos de PIS/Pasep e Cofins calculados sobre encargos de depreciação de edificações no contexto analisado.
Para profissionais da área contábil e tributária, um dos pontos centrais é a necessidade de distinguir as áreas destinadas à locação daquelas que constituem base operacional de serviços para fins de aplicação do regime de antecipação.
A solução também define o tratamento do saldo remanescente de depreciação quando o regime for aplicado à área que atenda aos critérios estabelecidos, além de determinar que o restante da edificação permaneça sujeito à regra geral de depreciação.
Notícias Técnicas
Eventos D-1001 e D-1011 poderão ser enviados a partir de 1º de outubro e deverão ser processados antes da escrituração mensal
Mudança foi postergada por duas semanas para dar mais estabilidade às instituições financeiras durante o período de entrega e retificação das informações
Testes realizados pela Receita Federal confirmaram o funcionamento do serviço para usuários de Pessoa Física e Pessoa Jurídica
Solução de consulta detalha os requisitos para caracterizar o uso de equipamentos como emprego de materiais e permitir a aplicação da alíquota reduzida
A Receita Federal reconheceu a aplicação de alíquota zero de PIS/Pasep e Cofins em operações de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 168/2026
Documento reúne orientações sobre registro, execução dos trabalhos de auditoria, fundos de investimento e asseguração de informações de sustentabilidade
O Portal da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) divulgou na 4ª feira (2.set.2026) a tabela da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) com as respectivas uTrib (unidades tributárias) para o comércio exterior
O coeficiente do IBS que definirá a participação de estados e municípios na distribuição da receita do novo imposto deverá ser divulgado pelo Comitê Gestor do IBS (CGIBS) em 31 de agosto de 2027
O TSE publicou a Resolução nº 23.755/2026, reforçando a proibição de propaganda e assédio eleitoral no ambiente de trabalho, práticas que já são proibidas pela legislação eleitoral
Notícias Empresariais
Empresas dizem valorizar colaboração, autonomia e planejamento. Mas aquilo que realmente se repete costuma ser o comportamento que recebe reconhecimento
O desenvolvimento profissional exige competências técnicas e comportamentais, além de conhecimentos multidisciplinares
Brasil precisará qualificar 14 milhões de trabalhadores até 2027; especialista aponta seis competências que combinam domínio tecnológico, pensamento crítico e capacidade de enfrentar mudanças
Uso de IA chega a 50% entre as grandes empresas brasileiras, mas ainda alcança apenas 15% das pequenas
Saiba como balanço, DRE e fluxo de caixa influenciam a liquidez e capital de giro
Ferramenta indispensável para atrair clientes, fortalecer marcas e garantir a competitividade no mercado contábil
A data comercial é uma grande oportunidade para as empresas testarem um "esquenta" da Black Friday
Recebedor terá acesso ao valor integral de forma instantânea
Nem todo problema chega acompanhado de conflito. Às vezes, alguém para de reclamar porque também parou de acreditar que alguma coisa vai mudar
Expandir sem perder a cultura: esse é o desafio. Entenda como evitar o “copia e cola”, alinhar lideranças e transformar valores em comportamentos, mantendo autonomia sem perder a direção estratégica
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade