Câmara aprovou o teto de ICMS para energia, combustíveis, comunicação e transporte coletivo. O texto, que prevê compensação aos Estados, seguirá para análise do Senado
Área do Cliente
Notícia
LGPD e compliance. Quais os desafios para as empresas contábeis?
O FENACON Talks dessa semana traz um tema de grande relevância para o setor empresarial, especialmente no que diz respeito à contabilidade: Os desafios para as empresas contábeis acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e compliance
31/12/1969 21:00:00
O FENACON Talks dessa semana traz um tema de grande relevância para o setor empresarial, especialmente no que diz respeito à contabilidade: Os desafios para as empresas contábeis acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e compliance. Participaram da conversa o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, e o sócio da Comp9, Sérgio Woisky.
“O critério da guarda de documentos de terceiros já é uma realidade no nosso setor, mas eu percebo que uma grande maioria das empresas contábeis não têm ainda a noção da importância que elas têm perante seu cliente e da necessidade de fazer um excelente trabalho nessa questão da LGPD”, reconheceu o presidente Sérgio Approbato.
Diante desse cenário, Sérgio Woisky enxerga dois grandes desafios. O primeiro é a adequação dos escritórios contábeis a essa realidade dinâmica e digital, além de ser necessário entender a legislação e como colocá-la em prática. Outra questão desafiadora é a comunicação entre os escritórios e seus clientes.
“Ainda se vê muitos escritórios contábeis usando métodos bem tradicionais: mandando (documento) impresso por motoboy, email ou Whatsapp, transferindo arquivos de um lado para o outro. Isso, geralmente, não traz muita segurança”, enfatizou o convidado.
Sérgio Woisky possui mais de 18 anos de experiência em projetos de Risco e Compliance no Brasil e exterior e implantou Programas de Compliance em construtoras, empresas de serviços e indústrias.
A Comp9 desenvolve projetos e consultoria em Programas de Risco e Compliance com implantação de códigos, políticas e controles que efetivamente suportem a empresa na redução dos riscos regulatórios de imagem e reputação. Associados ao Clube + FENACON ganham 5% de desconto na mensalidade.
Notícias Técnicas
Confira as atividades que dependem do fator R para a apuração do Simples Nacional pelo Anexo III ou Anexo V, impactando a carga tributária das empresas.
Medida vai reforçar os empréstimos concedidos em cerca de R$ 50 bilhões, segundo o governo federal
PORTARIA 1.447 INSS, DE 23-5-2022 (DO-U DE 24-5-2022)
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu recomendação à Secretaria de Governo Digital (SGD/ME) para a adequação do Portal Gov.BR às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Notícias Empresariais
Os contribuintes brasileiros precisarão trabalhar 149 dias em 2022, ou seja, até 29 de maio, só para pagar impostos, taxas e contribuições exigidas pelos governos federais, estaduais e municipais.
Segundo o Sebrae, uma pausa, ainda que isso signifique a suspensão das atividades, pode ser importante. Mas exige planejamento
O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic (taxa básica de juros da economia), segundo informações divulgadas nesta terça-feira (24).
Por lei, as empresas são obrigadas a contratar pelo menos 5% de aprendizes.
Especialista do Sebrae dá dicas para que microempreendedores individuais consigam tirar férias sem prejudicar o negócio.
Notícias Melhores
Resultado foi impulsionado principalmente pelos setores de infraestrutura, comércio e indústria
Apesar disso, o saldo representa queda de 11,23% em relação ao registrado em igual período do ano passado, que foi de 153.431
Rendimento médio dos trabalhadores ocupados teve elevação de 1,5% na comparação com o trimestre até dezembro
Apesar de setor de Serviços registrar crescimento de modo geral, PMEs alocadas no setor de ‘Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria’ iniciam o ano com ligeira retração de 1,6% na comparação com o primeiro bimestre de 2021
Nos últimos anos, muitas empresas decretaram falência ou entraram com pedidos de recuperação judicial. Crise econômica e erros internos podem contribuir para esses cenários.