A IN RFB nº 2.341/2026 mudou o acompanhamento de empresas que utilizam benefícios fiscais federais. Até dezembro de 2026, o procedimento terá caráter orientativo antes das intimações formais
Área do Cliente
Notícia
Hackers brasileiros vendiam acesso a sistemas da Heineken, PRF e FNDE
O número de vítimas pode ser ainda maior. Brasileiros negociavam acessos a sistemas em fóruns internacionais e foram alvo de busca da PF
A Polícia Federal (PF) investiga hackers brasileiros que vendiam em fóruns da darkweb informações para acesso a sistemas de órgãos públicos e empresas no Brasil e em outros países.
A apuração deu origem à Operação Databrokers, deflagrada na quarta-feira (26/2) e que cumpriu dois mandados de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais.
A ação foi autorizada pela Justiça Federal em Brasília e é conduzida pela Direção de Combate a Crimes Cibernéticos da PF.
Os hackers, segundo apurou a coluna, eram especializados em acessar os sistemas desses órgãos e instalar backdoors (portas de entrada).
Esses caminhos para acessar os sistemas depois eram vendidos a interessados em roubar dados ou sequestrá-los para cobrar resgate dos proprietários.
A coluna apurou que a investigação já conseguiu informações sobre a comercialização dessas vulnerabilidades pelos hackers para entrada nos sistemas de empresas, como a Heineken no Brasil, e órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo a apuração, os hackers brasileiros eram exibicionistas, gabavam-se dos ataques aos sistemas e citavam as invasões como troféus.
Há, no entanto, uma cautela entre investigadores para saber se a comercialização cujos indícios foram encontrados está efetivamente ligada ao acesso e roubo de dados.
A apuração ainda está em andamento e agora busca avançar sobre se a venda dessas informações resultaram em acesso efetivo e quais os valores movimentados pelos hackers para fornecer os dados.
As transações são todas em criptoativos, o que dificulta o trabalho dos investigadores para mapear a origem das movimentações.
A investigação da Databrokers começou após a PF receber informações sobre a atuação dos hackers por meio de uma cooperação jurídica internacional.
Com base nesses dados, a PF passou a realizar diligências que resultaram na operação.
Os investigadores coletaram indícios de que os hackers brasileiros utilizavam ferramentas para acesso a sistemas de dados adquiridas de um dos maiores grupos de cibercriminosos do mundo, o Lockbit.
O grupo, alvo de investigações no exterior, produz um ransomware (um software malicioso) que entra no sistema, bloqueia o acesso dos usuários usando criptografia, por exemplo, para depois cobrar pagamento e devolver o acesso aos dados.
Defesa
Questionada pela coluna, a Heineken afirmou que não houve qualquer ataque recente ou vulnerabilidade identificada em seu sistema e “reitera que sua estrutura de segurança segue intacta e operando com total integridade”.
O TJ-BA também disse à coluna que não foi identificado nenhum acesso indevido ou ataque cibernéticos ao ambiente do Tribunal nos últimos dias.
“O TJBA reitera o compromisso com a segurança da informação e a proteção dos sistemas sob sua gestão, mantendo práticas contínuas de monitoramento e mitigação de ameaças cibernéticas e qualquer invasão detectada será comunicada imediatamente às autoridades competentes”, afirma a nota.
Já o FNDE disse que, por causa de sua política de segurança, não divulga informações sobre incidentes de Segurança da Informação e/ou sobre eventuais ações de investigação em andamento. “O FNDE, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, adota boas práticas de monitoramento e tratamento de incidentes cibernéticos – reportando-os às autoridades competentes, quando necessário”, afirmou.
Notícias Técnicas
Numa profissão que vive sob pressão constante, como adotar práticas que amenizem a rotina diária
Entenda como resolver erros no cadastro e evite o bloqueio do seu seguro-desemprego
Imposto de transmissão poderá ser pago após escritura pública
Imposto Seletivo começa a valer em 2027 e mira produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente
Com novo modelo, inadimplência fiscal da cadeia de suprimentos gera perda de caixa para contratantes
A reforma tributária permite ao Simples manter IBS e CBS no regime unificado ou apurá-los pelo regime regular, com reflexos em créditos, preços, competitividade e relações B2B
O artigo examina como algoritmos aplicarão a reforma tributária e defende que eficiência digital, transparência, segurança jurídica e garantias constitucionais avancem de forma conjunta
Atendendo a uma solicitação do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, envolvendo o acesso à área do “Meu Imposto de Renda” (MIR) por usuários habilitados com procuração para pessoas jurídicas, a Receita Federal informa que suas equipes técnicas concluíram os ajustes necessários relacionados à ocorrência reportada.
Receita Federal adia para 2028 a obrigatoriedade do "split payment", sistema de repartição de impostos, devido à necessidade de adaptação bancária.
Notícias Empresariais
Retrabalho, informações desencontradas e controles manuais reduzem a eficiência das empresas. Identificar os gargalos é o primeiro passo para melhorar a operação
Adotar inteligência artificial é relativamente simples. O desafio está em transformar processos, competências, liderança e comportamento sem criar uma organização mais rápida, porém incapaz de pensar melhor
Novas regras do Pronampe ampliam o limite de crédito para R$ 500 mil, estendem o prazo de pagamento e dobram o período de carência
Menos de dois meses após entrar em operação, sistema já é usado por modelos de IA que buscam prever riscos e acelerar a oferta de crédito às empresas
Estudo da Acrefi mostra que, no primeiro semestre, 19,8 mil CNPJs fraudulentos foram identificados e barrados. Em geral, são criados com o uso ilegal de CPFs de terceiros
O mercado financeiro fez a transição que muitas empresas não conseguiram: ESG deixou de ser narrativa e passou a ser precificação de risco
Especificações técnicas do sistema foram atualizadas para aprimorar a integração de empresas e automatizar processos de pagamentos recorrentes
Projeção para o PIB variou de 1,92% para 1,93%
A discussão sobre inteligência artificial na América Latina começou da forma errada.
Um direito muitas vezes esquecido pode dar fôlego ao giro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade