A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Quase 30% dos profissionais não saberia reportar um caso de má conduta
Com relação à existência de canais de denúncia nas empresas para relatos de má conduta, a pesquisa mostra que metade dos entrevistados (50%) não confia que as informações de identidade não serão gravadas caso façam uma acusação.
De acordo com o estudo “Percepções dos funcionários sobre ética e inclusão no trabalho: nível de confiança no programa de integridade das empresas“, desenvolvido pela SafeSpace em parceria com o Instituto QualiBest, uma parte dos entrevistados (20%) trabalha em empresas que não possuem canal de denúncia que funciona como o principal mecanismo de um programa de ética e integridade. Outros 19% não sabem se a empresa oferece um canal de comunicação específico para que os funcionários relatem os problemas, o que mostra que mesmo entre as empresas que têm canal de denúncia, ainda existe uma lacuna em termos de acessibilidade e divulgação.
Ao todo, foram entrevistados 682 internautas, sendo 341 homens (50%) e 341 mulheres (50%). Entre os entrevistados, 64% trabalham em empresas com mais de 300 funcionários.
Com relação à existência de canais de denúncia nas empresas para relatos de má conduta, a pesquisa mostra que metade dos entrevistados (50%) não confia que as informações de identidade não serão gravadas caso façam uma acusação.
O estudo também mostra que 46% dos respondentes não confiam que apenas quem está envolvido no processo de apuração terá acesso às informações dos relatos enviados pelo canal de denúncia.
“Por isso, os canais de denúncia são essenciais nas empresas, pois proporcionam aos funcionários um meio seguro e confidencial para relatar problemas relacionados a má conduta. Os canais de denúncia ajudam a construir a confiança dos funcionários na organização, assegurando que os problemas sejam investigados e tratados adequadamente. Dessa forma, ao valorizar e fortalecer esses canais, as companhias protegem os direitos e o bem-estar de seus colaboradores”, explica a CEO da SafeSpace, Rafaela Frankenthal.
O estudo questiona também se os funcionários entendem a função de um comitê de ética, figura essencial de um programa de integridade bem estruturado. Para 59% dos respondentes, não há clareza quanto às funções de um comitê de ética. Além disso, quase a metade (45%) não conhece os integrantes do comitê de ética das empresas em que atuam, o que aponta para uma falta de transparência nos processos.
A pesquisa também revela que um terço (33%) dos respondentes não receberam o código de ética de conduta das companhias em que trabalham. Somente 30% de fato entendem a finalidade do código de ética e 27%, por sua vez, não saberiam reportar uma situação de má conduta.
“É fundamental, dentro de uma corporação, que todos os colaboradores compreendam a importância do código de ética e, mais ainda, tenham acesso a esse documento essencial, pois é por meio dele que se guiam as ações e decisões que garantem o respeito e a responsabilidade em todos os aspectos das atividades exercidas pela empresa. Ao conhecer e internalizar seus princípios, os funcionários tornam-se agentes de conduta ética, promovendo um ambiente de trabalho ético, seguro, inclusivo e alinhado com os valores da organização”, complementa Rafaela.
Veja mais: Como é trabalhada a ética na sua empresa?
Pessoas não acreditam que casos de assédio dentro das empresas são tratados de forma imparcial
De acordo com o levantamento, 25% dos respondentes não acham que os casos de assédio sexual são ou seriam tratados de forma imparcial pelas empresas. Entretanto, 47% entendem que os casos de assédio moral são tratados de forma imparcial. O estudo também mostra que 42% concordam que os esforços de combate à má conduta das empresas estão comprometidos por interesses de receita.
“O assédio, tanto moral quanto sexual, é uma das formas de má conduta mais difíceis de identificar e combater. Por consequência, hoje é o problema que mais traz impactos negativos para o ambiente de trabalho e a capacidade de identificar e resolver casos internamente é um reflexo direto da saúde e resiliência do programa de ética e integridade de uma empresa. Quando ouvimos a percepção das pessoas sobre esse ponto especificamente, enxergamos uma lacuna de confiança e falta de informação”, finaliza Rafaela.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Um dos acidentes resultou na morte de um soldador que poderia ter sido evitada
Lucro do FGTS será depositado nas contas ativas e inativas. Confira quem recebe, quando cai e como usar o valor.
Beneficiários confirmam se desconto foi autorizado ou não
Receita Federal abre na sexta-feira (23/5) consulta ao primeiro lote de restituição deste ano
Ministro reforçou aos dirigentes que a iniciativa tem caráter exclusivamente social, com foco na melhoria das condições financeiras da classe trabalhadora
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Banco do Brasil e Fespsp são coparticipantes da capacitação gratuita, que tem como público-alvo os agentes públicos dos estados e municípios
Pesquisa do Campo Grande News revela que 52% dos leitores preferem contratar um contador para declarar o Imposto de Renda 2025
Brasil suspende exportações de carne de aves para 20 países. Não há restrição de consumo, dizem entidades
O valor cobrado por um profissional para preencher a declaração gira em torno de R$ 250 a R$ 450. Mas, dependendo do perfil do contribuinte, o serviço pode facilmente superar a casa dos R$ 10.000
Caso embargos de exportação permaneçam por 60 dias, mais de 400 mil toneladas do produto terão de ser consumidas no mercado interno no período
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade