A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Veja 5 maneiras de preservar sua imagem caso cometa erros no trabalho
Erros no ambiente de trabalho podem ocorrer, mas a forma como o trabalhador se porta após os acontecimentos é essencial para preservar a sua imagem.
Cometer erros no trabalho é um fato da vida, seja você atuando no escritório ou trabalhando em casa. Há momentos em que todos desejamos ter verificado nossos números novamente, relido um e-mail antes de enviar ou parado de falar antes. Embora pareça terrível, há muito a aprender com os erros cometidos no trabalho.
Em primeiro lugar, você não está sozinho. Além disso, cometer um erro é apenas uma das situações desafiadoras que todos enfrentamos. Isso se equipara a conflitos com colegas de trabalho, problemas pessoais e cargas de trabalho pesadas.
Depois de reconhecer seu erro e tomar medidas para corrigi-lo, você pode sair mais sábio e mais capaz de lidar com desafios maiores no futuro. Mas primeiro, comece a se preservar. Aqui estão cinco etapas para iniciar esse processo.
1. Perdoe-se pelos erros no trabalho
Após cometer um erro no trabalho, você provavelmente se sente envergonhado, preocupado ou frustrado. Talvez você tenha corrido o dia inteiro tentando finalizar um projeto quando percebeu de repente que o relatório que você enviou por e-mail anteriormente continha um erro, comprometendo completamente sua análise. Você está mortificado com medo de que seu erro afete sua performance para sempre.
Dedique um pequeno período de tempo para reconhecer o que aconteceu e então deixe para trás, porque você precisa fazer os reparos necessários. Saia da tristeza de perceber que você não é perfeito.
2. Confesse e assuma a responsabilidade
Embora seja importante entender por que o erro aconteceu, este não é o momento para desculpas. Assuma a responsabilidade, peça desculpas a todas as partes afetadas pelo seu erro e prometa fazer melhor no futuro. Evite culpar colegas de trabalho ou circunstâncias (embora seja válido considerar o que levou ao seu deslize).
Lembre-se de que há uma diferença entre reconhecer a culpa e se repreender. Assuma a sua parte, mas também demonstre confiança em suas habilidades. Por fim, se seu gerente ou colegas tiverem conselhos válidos, ouça e esteja aberto às ideias deles para resolver o problema.
3. Faça o que puder para consertar as coisas
Crie e comunique seu plano para corrigir as coisas, como se oferecer para trabalhar horas extras para desfazer o dano. Se você causou um efeito cascata que agora está fora de seu controle, avise seu chefe ou colegas de trabalho que você ainda deseja ajudar, mesmo que isso signifique assumir parte de seus projetos. Isso ajudará a reconstruir a responsabilidade e a confiança.
Quando a poeira baixar, faça um acompanhamento para ver se há outras ações que você possa completar.
4. Avalie o que você aprendeu
Aqui é onde você pode encontrar o lado positivo. Essa experiência pode revelar falhas em seu processo ou ajudá-lo a ser mais cuidadoso no futuro. Pergunte a si mesmo: "O que tentarei fazer de maneira diferente? O que ainda funciona?"
Peça feedback a colegas sobre como você poderia ter evitado esse erro. Consulte seu chefe sobre o aspecto do seu trabalho onde ocorreu o erro. Você pode ter pensado que entendia o processo, apenas para descobrir que não. Considere-se alguém que abraça a aprendizagem ao longo da vida.
5. Volte ao trabalho ou siga em frente
Não fique remoendo. Esse erro foi apenas um momento em sua carreira, provavelmente entre inúmeros sucessos. Portanto, retome seu trabalho diário aplicando seus novos insights. O que importa é que um erro - mesmo que seja grande - não precisa arruinar sua carreira. Foque na sua autoconsciência e melhoria contínua, ao mesmo tempo em que recupera a confiança em si mesmo e a restaura dentro da sua equipe.
O fracasso faz parte da vida, e sua resposta demonstrará seu profissionalismo e resiliência.
Se você se encontra após essa experiência odiando seu trabalho - ou se for demitido por causa do seu erro - descubra as oportunidades de emprego que existem por aí. Prepare suas referências, atualize seu currículo e envie para as empresas de recrutamento.
Componha sua história de retorno e comece de novo.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Um dos acidentes resultou na morte de um soldador que poderia ter sido evitada
Lucro do FGTS será depositado nas contas ativas e inativas. Confira quem recebe, quando cai e como usar o valor.
Beneficiários confirmam se desconto foi autorizado ou não
Receita Federal abre na sexta-feira (23/5) consulta ao primeiro lote de restituição deste ano
Ministro reforçou aos dirigentes que a iniciativa tem caráter exclusivamente social, com foco na melhoria das condições financeiras da classe trabalhadora
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Banco do Brasil e Fespsp são coparticipantes da capacitação gratuita, que tem como público-alvo os agentes públicos dos estados e municípios
Pesquisa do Campo Grande News revela que 52% dos leitores preferem contratar um contador para declarar o Imposto de Renda 2025
Brasil suspende exportações de carne de aves para 20 países. Não há restrição de consumo, dizem entidades
O valor cobrado por um profissional para preencher a declaração gira em torno de R$ 250 a R$ 450. Mas, dependendo do perfil do contribuinte, o serviço pode facilmente superar a casa dos R$ 10.000
Caso embargos de exportação permaneçam por 60 dias, mais de 400 mil toneladas do produto terão de ser consumidas no mercado interno no período
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade