A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá às 19h do dia 31/07/2026, às 19h do dia seguinte. Todos os módulos serão impactados
Área do Cliente
Notícia
Empresas precisam enxergar e incluir os minorizados
A mudança necessária envolve ampliar a forma de ver o mundo e sair das bolhas, para enxergar além de um único ponto de vista
O tema diversidade tem tomado uma proporção cada vez maior nas organizações, especialmente naquelas que estão, de fato, preocupadas com a sua sustentabilidade. Além da performance financeira das empresas, os investidores passaram a se importar com a responsabilidade social e ambiental dentro das corporações. Essa preocupação e demanda recebeu o nome de ESG, um acrônimo de Environmental, Social and Governance, que tem como significado uma governança corporativa e gestão empresarial que foque no social e no ambiental, além da performance financeira.
Apesar de o ESG não ser um tema novo, a forma holística adotada é recente. Olhar para a sociedade e meio ambiente – para além do resultado pelo resultado – é o que as empresas ESG focalizam e para onde os investimentos estão sendo direcionados.
Quando falamos sobre diversidade é fundamental entender que somos todos diversos, e não há no mundo um ser humano igual ao outro. Somos diferentes, mas não divergentes em nossas semelhanças e individualidades. Precisamos entender todas as dimensões da diversidade, desde a personalidade de cada um até a organizacional e de uma era. Logo, cada ser tem sua própria vivência, suas experiências, sua cultura, etnia, sua nacionalidade, religião, formação e muito mais, e é isso que nos torna quem somos, seres únicos.
Esses itens podem ainda ser aparentes, como nacionalidade, idade, gênero, ou invisíveis, como status familiar, educação, valores, experiências, por exemplo.
Seja lá qual for o caminho que a empresa queira ou precise seguir dentro destas três letras, ela só conseguirá através do capital humano – por pessoas que tenham uma visão ampla de expansão no modo de pensar.
Essa mudança envolve ampliarmos nossa forma de ver o mundo e sairmos das nossas bolhas e enxergar além de um único ponto de vista.
Uma definição de diversidade, dentre algumas que existem e gosto é a que dia que “diversidade é o conjunto de diferenças, visíveis e invisíveis e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade, deficiência física, cognitiva ou sensorial”. Ou podemos simplificar dizendo que é uma forma justa de entender e agir com relação às diferenças, reconhecendo e valorizando todo ser humano e sua contribuição.
É sair de um modelo de sociedade escravocrata, androcêntrica e binária, entendendo que o homem branco cisgênero e heterossexual, até então considerado o padrão da representatividade coletiva, não é um único, mas sim, parte desta sociedade diversa e rica. Ou ainda apenas fazer valer o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma, que todos nascem livres em direitos e dignidade.
Os direitos humanos necessariamente e obrigatoriamente deveriam ser para todos. Todos são merecedores do respeito aos direitos contemplados na declaração universal dos direitos humanos e nos princípios dos direitos das nações unidas, estes últimos, deveriam ser universais e iguais para todos, reforçando que ninguém é mais ou menos que ninguém, e por isso deveriam ter os mesmos direitos garantidos.
Quando falamos em direitos iguais para todos os seres humanos, começamos a entender que mesmo sendo um país onde a maioria são mulheres – mais de 52% – e que os outros 56% da população são negros (soma de pretos e pardos), essa representação não é visível em nossos ambientes corporativos. Essa constatação comprova a desigualdade e a importância do papel das empresas como parte desta mudança cultural, que precisa ser feita, não por benevolência, mas até pela sua sustentabilidade.
É comum usar o termo minorias para se referir aos grupos excluídos dos seus direitos públicos, mesmo como mostrado acima que quantitativamente, são maiorias. Isso se deve ao fato de que vinculamos o termo à representatividade, poder, e não aos direitos e políticas públicas. Por isso, prefiro usar o termo minorizados, ou seja, mesmo sendo maioria pela sociedade foram excluídos dos seus direitos e por isso ficaram à margem.
Além desses públicos temos as pessoas com deficiência, os indígenas e os LGBTQIA+ que ainda fazem parte desse público que são estigmatizados e excluídos do padrão imposto pela sociedade, e por isso acabam por serem confundidos como ‘os diferentes’ como se fossem ‘a diversidade’ sendo que a verdade é a população que mais foi excluída e sofreram opressão, e por isso, teve que ir às ruas e lutar pelos seus direitos de existir e de serem reconhecidos como seres humanos.
O público LGBTQIA+, em geral, é o primeiro a ser lembrado quando a palavra diversidade é mencionada, digo isso com base na minha própria experiência e pelas diversas palestras que ministrei e nas vezes que tive a oportunidade de perguntar: Qual o primeiro público que vem à mente quando eu digo diversidade? E assim continuará enquanto a sexualidade for mais importante que os direitos humanos.
APRESENTADO POR: MOVER
As empresas que entenderem que ter a representatividade e a diversidade dentro da organização, discutindo ações, melhorias, aperfeiçoamento e que tragam todas as vivências, poderão aumentar os seus resultados e a farão permanecer no seu plano de sustentabilidade. Não é mais aconselhável ter as mesmas pessoas discutindo essa mudança. É necessária toda a representação para expandir a consciência coletiva e assim aumentar a criatividade e os resultados financeiros e pessoais. Só assim as companhias vão atrair os talentos que cada vez mais unem os seus valores, experiências e ampliam a atuação das empresas nesta nova sociedade. Não há mais como delegar para os governos. É uma ação coletiva e os órgãos privados são parte dessa transformação.
Seja qual for o plano da empresa, essa transformação só acontece com educação, conversas francas e a criação de ambientes diversos onde o coletivo amplia as possibilidades de fazermos o melhor por cada ser humano. Não há uma receita pronta, mas há sim, muitas formas de desenhar e promover treinamentos, discutir de forma aberta temas, como: machismo, homofobia, capacistismo (discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência) e racismo para que sejam parte da criação da nova “Era”. Uma “Era” onde um ser humano seja capaz de ser humano e de respeitar outro indivíduo, aprendendo todos os dias a ser melhor.
O desafio das empresas, que têm nesta jornada um grande aliado, o Recursos Humanos (RH), é integrar a diversidade. Eles são mais do que estratégicos, podem resgatar a essência do que são as pessoas, e para isso, precisam buscar empresas especializadas no tema e nas pessoas que estão nesta luta. Essa busca contribui para acelerar e entregar, para cada colaborador, os temas que atendam exatamente o objetivo de maturidade que organização almeja.
Assim como você aprende e se emociona quando assiste um filme, uma peça ou lê um material e vê uma propaganda, há empresas como a Diversiflix, que te entregam conteúdo em modelo de streaming para que todos aprendam sobre o tema de forma leve e simples, mas com profundidade e simplicidade, como devem ser as relações.
Seguimos o plano de sermos melhor todos os dias e praticando o melhor que nos trouxe até aqui. A arte de nos comunicar.
Notícias Técnicas
Ferramenta do Ministério da Fazenda integra informações da DIRBI a indicadores sociais, produtivos e ambientais para apoiar análises sobre benefícios fiscais
Receita Federal e CGIBS publicaram ato que altera o cronograma de obrigatoriedade dos novos campos de CBS e IBS nos documentos fiscais eletrônicos
Obrigatoriedade do destaque dos novos tributos da reforma tributária será escalonada para permitir adaptação de empresas e sistemas fiscais
Decisão mantém cobrança de IRPF, multa e representação fiscal para fins penais após identificar incompatibilidade entre a estrutura da empresa e a forma como os serviços eram efetivamente prestados
Uma proposta de serviços contábeis bem construída é o principal passo para conquistar novos clientes. Além de deixar claro o custo pelos serviços, serve como ferramenta para diferenciar o seu escritório no mercado
Como a atuação técnica e a mensuração fiscal dos profissionais contábeis serão decisivas para o reequilíbrio financeiro das parcerias com o Estado
O GOV.BR centraliza certidões, comprovantes e documentos públicos em uma única plataforma, simplificando o acesso aos serviços digitais
A inclusão na lista de devedores contumazes ocorre após processo administrativo em que a Receita identifica inadimplência tributária relevante e recorrente sem justificativa aceita
Planos de Assistência à Saúde e Concursos de Prognósticos serão os assuntos abordados no próximo módulo do curso sobre Reforma Tributária do Consumo (RTC), marcado para o dia 4 de agosto, às 9h
Notícias Empresariais
Conhecimento técnico abre portas, mas existe uma atitude que faz determinados profissionais continuarem sendo lembrados muito depois de uma reunião, um projeto ou até mesmo da troca de emprego
Mais do que discursos e compromissos institucionais, empresas são desafiadas a transformar decisões da alta gestão em mudanças concretas para colaboradores e comunidades
Evite armadilhas e proteja o caixa da sua empresa com análise técnica
Garanta engajamento e reconhecimento com critérios claros de avaliação e desenvolvimento profissional
Disputas e divergências podem ultrapassar o ambiente da família e afetar diretamente a gestão empresarial
Comprar uma empresa já existente pode ser uma alternativa mais rápida e segura para empreender, aproveitando uma operação já estruturada e com mercado estabelecido
Empresas certificadoras e consultores especializados podem se credenciar no Sebraetec e contribuir com pequenos negócios de todas as regiões
Endividamento alcançou 49,8% em maio
Crises são sempre difíceis. Elas provocam insegurança, exigem decisões complicadas e colocam à prova a capacidade de liderança de qualquer empresário
Vivemos em uma era em que as decisões precisam ser tomadas cada vez mais rápido. Líderes são cobrados por resultados imediatos, equipes convivem com metas agressivas e mudanças constantes
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade