Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

31/12/1969 21:00:00

O que perdemos quando damos todo nosso tempo ao trabalho?

Ao se dedicar intensamente ao trabalho, muito é perdido. Não havendo tempo para si e tendo demandas que se julgam mais importantes, as escolhas podem não ser sábias

31/12/1969 21:00:00

Atualmente, a jornada de trabalho se expande de forma virtual, porém em um ritmo de trabalho infindável, que invade os lares e os momentos de lazer. Quando não havia evolução tecnológica o trabalho se findava ao sair dele, no entanto no mundo moderno o trabalho tende a ser continuo com cobranças fora de hora e um stress muito exacerbado.

A pergunta é o que essa aceleração intensa de tarefas e afazeres pode ocasionar? Recentemente uma pesquisa liderada por cientistas finlandeses sugere que o excesso de trabalho pode aumentar o risco de declínio mental e, possivelmente favorecer a demência. Já dizia Esther Correia “… todo excesso esconde uma falta… “ e podemos nos afirmar que essa falta nessa situação seria falta de memória. O declínio cognitivo está associado geralmente ao paciente idoso e com comorbidades. Desta maneira, nos faz crer que a importância de bons hábitos e boas escolhas no decorrer da vida, pode nos favorecer com um corpo mais saudável e uma memória repleta de informações que nos caracteriza e nos traz de volta a qualquer instante as experiências de uma vida.

Ao se dedicar intensamente ao trabalho, muito é perdido. Não havendo tempo para si e tendo demandas que se julgam mais importantes, as escolhas podem não ser sábias. Sendo assim, horas de sono, tarefa importante para o bom funcionamento do cérebro, é perdida. Alimentação industrializada e rápida não repõem o que o corpo espera de um alimento de qualidade com vitaminas como a b12, que é primordial ao sistema nervoso. A atividade física é sempre postegarda, fazendo aumento de peso e logo favorecendo a diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia. A escassez de atividades de lazer e encontros com pessoas com quem se tem laços afetivos faz essas pessoas mais deprimidas e isoladas. São esses fatores que durante a vida inteira se somam em comorbidades e diminuem gradativamente as capacidades dignas de uma velhice com qualidade de vida.

O professor Mika Kivimäki, que trabalhou na pesquisa afirmou que os cientistas vão continuar com o estudo para examinar se os efeitos são duradouros e se o excesso de trabalho pode levar a problemas mais graves como demência, pois indivíduos que trabalhavam mais de 55 horas por semana tinham menos habilidades mentais do que os que faziam o horário normal. Entretanto, não se sabe ainda, se a razão da perda de memória seria o excesso de trabalho e como isso causa efeitos no cérebro.

Acredita-se na relação de acordo com as evidências recentes, logo os empregadores que insistem que as pessoas trabalhem em excesso, na verdade não estão fazendo bons negócios.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Abril/2024
D S T Q Q S S
 010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores