Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

31/12/1969 21:00:00

Para 54% das empresas, saúde mental será umas das principais preocupações no futuro do trabalho

Pesquisa revela ainda que 40% dos RHs consideram que um ambiente saudável ajuda na experiência dos colaboradores

31/12/1969 21:00:00

Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em julho, diante da pandemia do novo coronavírus, apenas 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades profissionais de forma remota.

Para compreender as tendências do setor de Recursos Humanos para os próximos anos, a Gupy, empresa especializada em tecnologia para o segmento no Brasil, realizou um estudo inédito em parceria com a Ideafix, que revelou que 54% dos profissionais da área acreditam que a Segurança Psicológica será um dos principais indicadores de RH para o futuro, assim como o indicador de Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão (61,5%). O levantamento foi realizado entre maio e junho deste ano e contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais.

Outro dado importante revelado pelo estudo é que 40,5% dos RHs consideram que ter um ambiente de trabalho saudável ajuda a criar uma melhor identificação da marca com seus colaboradores. "O RH está passando por uma grande transformação. Sem dúvidas, foi a área que mais se destacou durante a pandemia, mas agora ganhou uma relevância estratégica para as empresas. Por isso, desenhar a experiência dos colaboradores desde o recrutamento até desligamento, e usar dados para medir e acompanhar a satisfação dos colaboradores, assim como é feito com o desempenho, passa a ser algo básico que todo RH deveria seguir para garantir um ambiente de trabalho saudável e propício para o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas", explica Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.

A pesquisa mostra que as duas maiores preocupações dos RHs são a diversidade e a saúde mental nas empresas, mas é preciso se atentar ao fato de que esses dois pontos podem estar relacionados, conforme indica um estudo de março de 2020 da Universidade de Warwick, no Reino Unido, segundo o qual colaboradores felizes são 20% mais produtivos que os insatisfeitos.

"Cada vez mais empresas estão se movimentando para atrair mais pessoas diversas, mas nem todas trabalham a inclusão. Neste cenário, o ambiente de trabalho pode ter um impacto negativo em sua saúde mental, pois eles podem não se sentir aceitos e acolhidos, e essa insatisfação impactará não apenas em sua produtividade, mas também em sua motivação, e consequentemente na retenção desses talentos", finaliza Mariana.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Abril/2024
D S T Q Q S S
 010203040506
07080910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores