Programa foi criado para facilitar a adaptação dos contribuintes às novas obrigações relacionadas à emissão de documentos fiscais na transição para o modelo instituído pela Reforma Tributária do Consumo
Área do Cliente
Notícia
“É preciso falar sobre saúde mental dentro das empresas”
A recomendação é da psicóloga e consultora Fátima Macedo. A depressão e ansiedade já estão entre os males que mais afetam os funcionários.
A analista comercial Maria da Silva* tinha um cotidiano comum e dormia normalmente. Há um ano, essa rotina mudou. Ela começou a acordar durante a noite e não conseguia mais voltar para a cama. No início, ela achou que era um distúrbio do sono, mas outros sintomas começaram a aparecer.
Atividades prazerosas – como ir ao cinema ou sair com os amigos – se tornaram um martírio. Aos poucos Maria* começou a se isolar. Nos finais de semana, quase não saía de seu apartamento, na zona sul de São Paulo.
O desânimo começou afetar sua produtividade no trabalho. Ao procurar ajuda médica, veio o diagnóstico: depressão.
O problema não é pontual, e sim mundial. Uma pesquisa recente publicada pela Business in the Community (BITC) revela que as doenças mentais já são a principal causa de afastamento do trabalho no Reino Unido.
No Brasil, a depressão está na terceira posição dos males que afetam funcionários, os primeiros ainda são traumas e lesões musculares.
Mas essa lista deve sofre alterações nos próximos anos. De acordo com um estudo da Organização da Mundial da Saúde (OMS), até 2030 a depressão deve ser a doença que mais afetará pessoas no mundo.
Além de gerar um grande sofrimento para quem é afetado, esse mal atinge diretamente as empresas. Uma pessoa depressiva perde em média oito dias por mês de trabalho, para outras doenças a média é de apenas dois.
“Parte das empresas está preocupada com essa questão, mas algumas ainda têm receio de debater o assunto abertamente no ambiente de trabalho”, afirma psicóloga Fátima Macedo, fundadora da Mental Clean, consultoria especializada em saúde mental.
TABU
Nos séculos passados, os sintomas associados a problemas mentais eram considerados como desvios de comportamento. Em algumas sociedades, a depressão, por exemplo, era vista como preguiça ou falta de fé.
E mesmo hoje, com desenvolvimento da medicina, algumas pessoas encaram o diagnóstico de transtorno mental como algo criado na mente do individuo, e não realmente como uma doença. E há ainda quem acredite que ansiedade ou depressão são sinais de fraqueza emocional.
O silêncio de algumas empresas sobre o tema ajuda a estigmatizar o assunto. Há empresários, de acordo Fátima, que não tocam no tema por receio de que essas doenças sejam associadas ao ambiente de trabalho ou de que o debate levante uma demanda contida.
Há outras empresas que têm uma falta de visão sobre os reais efeitos dessas doenças na produtividade de seus funcionários e consideram essas assistências apenas como custos e não investimento.
“É fundamental que pessoas olhem para essa doença de forma natural e sem preconceitos”, afirma Fátima. “Existem diversos fatores que podem desencadear essas doenças – que nem sempre estão relacionados aos trabalhos – podem ser questões pessoais ou hereditariedade.”
PROJETO
Apesar dessas barreiras, a demanda por programas que ajudam a diagnosticar e tratar funcionário com doenças mentais está crescendo dentro das grandes empresas.
A construtora Abyara e a mineradora Vale, por exemplo, têm projetos que apóiam o bem-estar psicológico de seus funcionários. A multinacional Unilever é umas pioneiras no Brasil em projetos de apoio psicológico.
Mesmo em pequenas empresas – que têm menos recursos – é possível adaptar esses programas para caber em qualquer orçamento, de acordo com Fátima Macedo.
É o caso da Feitiços Aromáticos, produtora de cosméticos sustentáveis de Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo. Raquel da Cruz, cofundadora da empresa, decidiu implementar um projeto de saúde mental depois que conheceu o trabalho da Mental Clean.
“Temos uma preocupação grande com o treinamento dos nossos funcionários, com da comunidade ao redor da empresa e com sustentabilidade. Ter um programa que ajuda a saúde mental foi mais passo para garantir a qualidade de vida da nossa equipe”, diz Raquel.
Feitiços Aromáticos tem 18 funcionários que receberam um treinamento básico e que recebem periodicamente boletins sobre o tema. Caso seja necessário, a empresa custeia o tratamento ou parte dele.
“Acho que a maioria dos empresários considera, isso como apenas um gasto, mas na verdade é um investimento faz para ter um funcionário mais capacitado”, afirma Raquel.
GESTORES
De acordo com a pesquisa realizada pela Business in the Community(BITC), grande parte da responsabilidade nesses programas é dos gestores, gerentes ou qualquer funcionário que está no topo do organograma.
Isso porque eles passam grande parte do tempo gerindo equipes, por isso têm mais condições de identificar mudanças de comportamento como, queda na produtividade, desânimo, afastamento dos colegas de trabalhos, sono excessivo, mudas repentinas de humor, agitação, perda de apetite e fadiga.
De acordo com Fátima, da Mental Clean, não é papel de gerentes diagnosticar quais doenças seus funcionários têm, e sim ficar atento a mudanças de conduta.
Assim que forem observadas alterações, o próximo passo é realizar uma conversa com o funcionário para entender o que está acontecendo e, se for o caso, encaminhar para o programa de qualidade de vida da empresa ou para o departamento que possa auxiliar, como recursos humanos.
Para que esse processo aconteça de forma positiva, o relatório da BITC recomenda que exista transparência das empresas na hora de tratar temas doenças mentais e que as empresas demonstrem que esse é um problema crítico que merece cuidados e atenções redobradas.
Outro fator apontado no relatório é que exista um programa de capacitação básica para gestores para que eles possam agir da forma mais adequada. Além disso, é importante que esses profissionais tenham autonomia para criar ambientes positivos e para serem flexíveis com cada um dos funcionários.
Os gestores, por outro lado, trabalham longas horas e têm muitas responsabilidades, por isso eles têm que estar com a saúde mental em dia para poder ajudar a equipe. De acordo com a BITC, isso tem que ser levado em consideração na hora de recrutar ou promover um funcionário.
Notícias Técnicas
Receita e Comitê Gestor analisam sugestões apresentadas ao texto publicado em abril; revisão ocorre em meio à adaptação das empresas às novas regras da Reforma Tributária
TST definiu que o motivo do saque determinará se a ação deve tramitar na Justiça do Trabalho ou na Justiça comum
Prepare sua empresa para as novas regras internacionais de contratos e receitas
IBS e CBS incorporados, PGDAS-D ampliado e dados fiscais cruciais para MPEs em 2027
Evite multas e complicações fiscais garantindo a transmissão dos arquivos dentro do cronograma da Receita Federal
Entenda o que diz a CLT neste momento de fim de relação trabalhista
Especialistas recomendam manter documentos contábeis por determinado tempo para evitar pendências com a Receita. Confira
A Solução de Consulta COSIT nº 138/2026 estabelece que JCP e dividendos não podem ser deduzidos da base de cálculo da atualização opcional de bens e direitos mantidos no exterior, conforme a Lei nº 14.754/2023
A Solução de Consulta COSIT nº 144/2026 define as condições para o aproveitamento de créditos de PIS/Pasep e Cofins sobre encargos de depreciação de edificações no regime de antecipação de desconto
Notícias Empresariais
Ferramentas de IA conseguem produzir análises, textos e recomendações em segundos. O diferencial profissional começa a mudar quando obter uma resposta deixa de ser difícil e avaliar se ela merece confiança
Dados do iFood Benefícios apontam avanço no uso de recursos para qualificação, enquanto escassez de talentos e mudanças provocadas pela IA pressionam empresas a aproximar benefícios, carreira e desenvolvimento profissional
Agendas lotadas, reuniões excessivas e disponibilidade constante podem dar aparência de comprometimento, mas também reduzir o tempo necessário para realizar um trabalho de qualidade
A inteligência artificial já faz parte da rotina das pequenas e médias empresas, mas uma nova discussão começa a ganhar força
A tecnologia pode ajudar a entregar mais, mas só transforma o trabalho quando nos ajuda a pensar, decidir e nos relacionar melhor
Entenda a verdadeira rentabilidade para decisões estratégicas e financeiras
Abertura de novos escritórios exige rigor regulatório, atualização constante e posicionamento assertivo de mercado
Com menos tarefas rotineiras para aprender na prática, empresas precisam tornar o pensamento dos líderes visível, incentivar mentores e criar conversas de aprendizado no dia a dia
Reconhecimento é fundamental para a liderança, mas elogios excessivos, vagos ou distribuídos sem critério podem produzir um efeito inesperado: profissionais que passam a depender constantemente da aprovação do chefe
Agosto chegou e, com ele, começa aquele ritual conhecido nas salas de diretoria: as discussões de orçamento e planejamento estratégico para o próximo ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
.png)