Apurar os custos e definir o preço de venda tem sido tarefa difícil, mas para quem pesquisar e aplicar um método já testado e aprovado poderá ser muito fácil, inclusive para os serviços prestados.
A apuração dos custos de um produto ou mercadoria parece tarefa de fácil compreensão, pois é tangível, fator singular para identificar os itens que o integram e, consequentemente, identificar os custos.
Os serviços não possuem esta característica ímpar, ou seja, normalmente são intangíveis. Segundo Renan Bardine, “os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra e os passageiros de empresas aéreas têm apenas uma passagem e a promessa de uma chegada segura a seu destino.”
Os prestadores de serviço conhecem isto muito bem e procuram fazer com que os serviços sejam, ao menos, um pouco tangíveis para maior segurança ao cliente. Vejam dois exemplos:
A formação do preço de venda dos serviços pode tomar por base um destes três enfoques: custos, concorrência e valor percebido pelo cliente. Este tema já foi objeto de outros artigos, mas neste quero apenas frisar a importância da adoção dos três conjunta e detalhar como encontrar os custos dos serviços prestados, bem como a proposta do preço de venda para comparar com a concorrência e o valor percebido pelo cliente.
Para descobrir quanto custa prestar um determinado serviço é necessário quantificar todos os materiais e a mão de obra nele aplicado. Por exemplo, para lavar um automóvel, além da mão de obra, serão consumidos água e produtos químicos. Então, o primeiro passo é encontrar a quantidade consumida de cada ingrediente e apurar o custo.
Como definir a quantidade de mão de obra investida no serviço, senão demonstrando o tempo aplicado? Imaginemos que para lavar um veículo sejam necessárias duas pessoas, sendo uma para lavar e outra para limpar internamente e secar. Supondo que a primeira exija 20 minutos e a segunda, 40 minutos, basta saber qual é o custo da hora de cada colaborador para conhecer o custo da mão de obra aplicada.
Para saber o custo da hora trabalhada, os seguintes passos devem ser seguidos:
Observe que a ação de apurar os custos dos serviços também é fácil, basta adotar o método. Ficará ainda mais prático com o auxílio de um software.
Acrescente os custos de comercialização (impostos, comissões etc.) e a margem de lucro para encontrar a proposta de preço de venda com base nos custos.