Notícias

Reforma Tributária: Nota Técnica altera prazo para campos do CT-e

Versão 1.01 modifica o cronograma de implementação dos campos relacionados ao IBS e à CBS no Conhecimento de Transporte Eletrônico

O Portal Nacional do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) publicou a Nota Técnica 2026.002 v.1.01, nesta terça-feira (4) que altera a data de exigência do preenchimento dos campos relacionados à Reforma Tributária do Consumo (RTC) no documento fiscal eletrônico.

A atualização modifica o cronograma inicialmente previsto para a obrigatoriedade das informações referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), permitindo que empresas e desenvolvedores tenham mais tempo para adequar seus sistemas às novas exigências.

O que muda

Conforme o histórico de alterações da Nota Técnica, a principal mudança da versão 1.01 é justamente a revisão da data em que passa a ser obrigatório o preenchimento dos campos destinados à Reforma Tributária do Consumo (RTC).

Esses campos serão utilizados para registrar informações relativas ao IBS e à CBS, tributos que substituirão gradualmente PIS, Cofins, ICMS e ISS durante a transição da Reforma Tributária.

A alteração busca alinhar o cronograma de implementação do CT-e às demais atualizações dos documentos fiscais eletrônicos que vêm sendo publicadas pela Receita Federal e pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat).

Impacto para empresas

Embora a alteração represente um adiamento da exigência, as empresas emissoras de CT-e não devem interromper os trabalhos de adaptação.

Transportadoras, desenvolvedores de software e escritórios de contabilidade precisam aproveitar o prazo adicional para atualizar sistemas, realizar testes e validar os novos campos antes que o preenchimento passe a ser obrigatório.

A medida reduz o risco de rejeições na emissão dos documentos fiscais e facilita a transição para o novo modelo tributário.

Atualização integra cronograma da Reforma Tributária

A Nota Técnica faz parte do conjunto de adaptações promovidas nos documentos fiscais eletrônicos em preparação para a implementação da Reforma Tributária. Nos últimos dias também foram publicadas atualizações para NF-e, NFC-e e BP-e, todas relacionadas à operacionalização do IBS e da CBS.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1434 5.1438
Euro/Real Brasileiro 5.9059 5.9079
Atualizado em: 18/09/2026 18:30

Indicadores de inflação

06/202607/202608/2026
IGP-DI-0,79%-0,86%0,06%
IGP-M-0,50%-1,16%-0,22%
INCC-DI0,78%0,61%0,66%
INPC (IBGE)0,14%-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)0,18%-0,03%0,01%
IPC (FGV)0,36%-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,16%0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,41%0,06%-0,40%
IVAR (FGV)0,10%0,66%0,29%