Notícias

Receita publica versão 6.1.0 da EFD ICMS/IPI com suporte ao CNPJ alfanumérico

Atualização do Programa Validador e Assinador (PVA) prepara a escrituração fiscal para o novo formato de CNPJ, que passa a ser adotado pela Receita Federal

A Receita Federal disponibilizou a versão 6.1.0 do Programa Validador e Assinador (PVA) da Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI (EFD ICMS/IPI). A principal novidade da atualização é a inclusão de adequações para suportar o CNPJ alfanumérico, novo padrão de identificação das pessoas jurídicas que está sendo implantado pela administração tributária.

O novo programa já pode ser baixado no portal oficial da Receita Federal e deve ser utilizado pelos contribuintes obrigados à entrega da EFD ICMS/IPI.

Atualização acompanha implantação do CNPJ alfanumérico

Segundo a Receita Federal, a versão 6.1.0 do PVA foi desenvolvida para permitir o processamento de arquivos da EFD ICMS/IPI compatíveis com o novo formato de CNPJ, que passará a combinar letras e números.

A atualização faz parte do cronograma nacional de adequação dos sistemas fiscais à nova identificação cadastral das pessoas jurídicas, exigindo que empresas, desenvolvedores de software e profissionais da área fiscal revisem seus sistemas e processos para garantir compatibilidade com o novo padrão.

Empresas devem atualizar o programa

A Receita orienta que os usuários façam a atualização para a versão mais recente do PVA antes da transmissão das escriturações fiscais.

Além do programa validador, é importante que os sistemas responsáveis pela geração dos arquivos da EFD ICMS/IPI também estejam preparados para operar com o CNPJ alfanumérico, evitando inconsistências na validação e transmissão das obrigações acessórias.

Download da nova versão

A versão 6.1.0 do Programa Validador e Assinador da EFD ICMS/IPI está disponível para download na página oficial da Receita Federal destinada ao SPED Fiscal.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1434 5.1438
Euro/Real Brasileiro 5.9059 5.9079
Atualizado em: 18/09/2026 18:30

Indicadores de inflação

06/202607/202608/2026
IGP-DI-0,79%-0,86%0,06%
IGP-M-0,50%-1,16%-0,22%
INCC-DI0,78%0,61%0,66%
INPC (IBGE)0,14%-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)0,18%-0,03%0,01%
IPC (FGV)0,36%-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,16%0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,41%0,06%-0,40%
IVAR (FGV)0,10%0,66%0,29%