O Banco Central divulgou hoje a Ata da última reunião do COPOM (Diretoria do Banco Central), que justificou mais uma alta em 1% da Taxa Selic sob argumentos questionáveis, como o de “desancoragem adicional das expectativas de inflação”, ou seja, confessando que as expectativas dos rentistas influenciam na decisão sobre a taxa de juros. Outros argumentos são a “resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho”, repetindo a mentira de que a conjuntura do emprego estaria favorável aos trabalhadores.
Além do mais, analisando-se os dados oficiais da inflação (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses terminados em fevereiro/2025, divulgados pelo IBGE, a Auditoria Cidadã da Dívida verificou que mais de 70% dessa inflação não tem nada a ver com demanda aquecida (que, na visão do COPOM, deveria ser combatida por meio de uma alta nos juros), mas sim, por preços de alimentos (devido à priorização da agricultura de exportação), preços administrados pelo próprio governo (combustíveis, energia, comunicações, transporte coletivo, pedágio, taxa de água e esgoto, planos de saúde, medicamentos, cigarros), preços que seguem a inflação passada (cursos regulares) e tarifas bancárias (apesar dos bancos apresentarem lucros recordes).
Portanto, todo o processo de definição das taxas de juros – que tem sido o principal fator de crescimento da dívida pública, que não tem servido para investimentos sociais, mas somente para pagar os próprios juros e principal da dívida – está repleto de ilegitimidades, devendo ser alvo de profunda auditoria, feita com participação da sociedade.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.09697 | 5.10273 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.8713 | 5.87855 |
| Atualizado em: 06/08/2026 14:35 | ||
| 05/2026 | 06/2026 | 07/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,87% | -0,79% | |
| IGP-M | 0,84% | -0,50% | -1,16% |
| INCC-DI | 0,88% | 0,78% | |
| INPC (IBGE) | 0,65% | 0,14% | |
| IPC (FIPE) | 0,45% | 0,18% | -0,03% |
| IPC (FGV) | 0,60% | 0,36% | |
| IPCA (IBGE) | 0,58% | 0,16% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,41% | 0,06% |
| IVAR (FGV) | 0,33% | 0,10% |