O prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal – ECF terminou no dia 31 de julho. A empresa que não cumpriu ou terá que atrasar a entrega do arquivo poderá ocasionar prejuízo de até 3% do valor das transações comerciais ou das suas operações financeiras. Ademais, há o risco de complicações relacionadas ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica-IRPJ.
Também terão problemas as pessoas jurídicas que transmitiram o arquivo com erros, equívocos ou dados omissos.
As empresas infratoras serão penalizadas de acordo com o regime tributário brasileiro, lembrando ainda que falhas ou inconsistência nos dados enviados podem gerar autuações fiscais.
Com isso, na apuração pelo pelo Lucro Real, haverá multa equivalente a 0,25% por mês calendário ou fração, do lucro líquido antes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL no período a que se refere a apuração, limitada a 10%.
Nos casos da não apresentação ou apresentação em atraso, o valor da multa fica limitado em R$ 100 mil para as empresas que em 2022 tiverem auferido receita bruta total, igual ou inferior a R$ 3,6 milhões; e R$ 5 milhões para as empresas com receita bruta total superior a R$ 3,6 milhões.
Portanto, não ter entregue a ECF é sinônimo de problemas. E, para não agravar ainda mais a situação, é importante que as empresas que ainda não cumpriram com a obrigação, inclusive as imunes e as isentas, transmitam o arquivo o quanto antes para o fisco.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9988 | 4.9993 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6087 | 5.6107 |
| Atualizado em: 05/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |