Com a publicação do novo salário mínimo, o piso dos benefícios pagos pelo INSS também foi reajustado Para quem ganha benefício igual a um salário mínimo, o benefício passou a ser de R$ 1.320. Para esses beneficiários, o novo valor já vale para o pagamento deste mês, que vai ocorrer entre os dias 25 de maio e 7 de junho.
As datas de pagamento não foram alteradas e continuam se baseando no número final do benefício. O calendário de pagamento pode ser consultado no site: gov.br/inss.
É importante destacar que o aumento do piso previdenciário não altera os benefícios com valor acima do salário mínimo, já que esses são reajustados conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Vale lembrar que quem contribui para a Previdência com base no salário mínimo também vai precisar alterar o valor do pagamento.
No entanto, o novo valor só vai valer para as contribuições a serem pagas em junho. Agora, em maio, esse pagamento é relativo a abril e, por isso, a contribuição continua a se basear no antigo salário mínimo, de R$ 1.302.
Da mesma forma que os benefícios de valor maior que um salário mínimo, os valores e alíquotas dos salários de contribuição para quem contribui acima de R$ 1.320 não sofrem alteração.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9614 | 4.963 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5789 | 5.5803 |
| Atualizado em: 06/10/2026 10:40 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |