Notícias

Piso dos benefícios do INSS é reajustado

As datas de pagamento não foram alteradas e continuam se baseando no número final do benefício.

Com a publicação do novo salário mínimo, o piso dos benefícios pagos pelo INSS também foi reajustado Para quem ganha benefício igual a um salário mínimo, o benefício passou a ser de R$ 1.320. Para esses beneficiários, o novo valor já vale para o pagamento deste mês, que vai ocorrer entre os dias 25 de maio e 7 de junho.

As datas de pagamento não foram alteradas e continuam se baseando no número final do benefício. O calendário de pagamento pode ser consultado no site: gov.br/inss.

É importante destacar que o aumento do piso previdenciário não altera os benefícios com valor acima do salário mínimo, já que esses são reajustados conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Vale lembrar que quem contribui para a Previdência com base no salário mínimo também vai precisar alterar o valor do pagamento.

No entanto, o novo valor só vai valer para as contribuições a serem pagas em junho. Agora, em maio, esse pagamento é relativo a abril e, por isso, a contribuição continua a se basear no antigo salário mínimo, de R$ 1.302.

Da mesma forma que os benefícios de valor maior que um salário mínimo, os valores e alíquotas dos salários de contribuição para quem contribui acima de R$ 1.320 não sofrem alteração.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9614 4.963
Euro/Real Brasileiro 5.5789 5.5803
Atualizado em: 06/10/2026 10:40

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%