Notícias

Valor da contribuição do MEI aumenta em junho

Com o anúncio do aumento do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, a partir deste mês, muda o cálculo da contribuição na Previdência Social para quem é microempreendedor individual – MEI .

Com o anúncio do aumento do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, a partir deste mês, muda o cálculo da contribuição na Previdência Social para quem é microempreendedor individual – MEI .

Até 1º de maio, o valor estava em R$ 65,10, mas agora, com o salário mínimo de R$ 1.320, ficará em R$ 66,00.

O reajuste vale somente para os boletos que vencerão em 20 de junho.

A cota deste mês, a vencer no dia 20 de maio, continuará a ser paga pela contribuição antiga, de R$ 65,10.

Para os MEI caminhoneiros, que contribuem mais com a Previdência Social, o valor saltará de R$ 156,24 para R$ 158,40.

Devem contribuir com a Previdência Social todos os MEIs profissionais autônomos. No caso deles, a alíquota é 5% do salário mínimo por mês, que são destinadas para o Instituto Nacional do Seguro Social -INSS. Já os MEI caminheiros contribuem com 12% do salário mínimo.

O restante da contribuição mensal tem variação conforme o segmento de atividade profissional na qual o trabalhador se encaixa. Por exemplo, as pessoas que se ocupam com serviços do comércio e da indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços -ICMS, administrado pelo estado onde reside. Por sua vez, os profissionais que prestam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços – ISS, administrado pela prefeitura onde seu estabelecimento está cadastrado.

Da Redação do Portal Dedução

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9743 4.9753
Euro/Real Brasileiro 5.6037 5.6044
Atualizado em: 06/10/2026 13:05

Indicadores de inflação

07/202608/202609/2026
IGP-DI-0,86%0,06%
IGP-M-1,16%-0,22%1,57%
INCC-DI0,61%0,66%
INPC (IBGE)-0,01%-0,32%
IPC (FIPE)-0,03%0,01%0,51%
IPC (FGV)-0,08%-0,37%
IPCA (IBGE)0,07%-0,32%
IPCA-E (IBGE)0,06%-0,40%0,70%
IVAR (FGV)0,66%0,29%