O prestador de serviço de transporte intermunicipal e interestadual deve ver as regras tributárias relativas ao estado de coleta da mercadoria.
Sempre, vamos obedecer às regras do estado de início de operação, independentemente de onde for o estado da transportadora.
Dentre as regras que você deve observar, uma delas é se esse estado de coleta atribuiu a outra pessoa a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS do transporte.
Qual será o contribuinte, então, caso a transportadora não tenha inscrição estadual no estado de coleta? As regras estaduais desse estado vão definir o contribuinte.
Nossa legislação hoje prevê três tipos de substituição tributária: antecedente, concomitante e subsequente.
Não, temos a substituição tributária antecedente e subsequente nos transportes, só a concomitante.
Para quem trabalha no departamento fiscal, nesses casos, observe termos da ST:
A empresa transportadora, nesses casos, será substituída por outra pessoa para que o ICMS possa ser pago ao estado de início da prestação de serviço (coleta).
Nesse caso, a transportadora ou transportador autônomo fica dispensado ao recolhimento do ST.
A legislação comumente atribui ao remetente ou alienante da mercadoria transportada a condição de substituto.
Em termos de controle, para as empresas que contratam serviços de transporte interestadual, é importante ficar atento a essa questão de a transportadora ter ou não IE no estado de coleta.
O que acontece em muitos casos é que a transportadora resolve recolher o ICMS. Na grande parte dos casos isso ocorre porque o tomador do serviço ou remetente se recusa a pagar o imposto.
Por Carla Lidiane Müller Moritz
- 29 de março de 2023
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9835 | 4.9839 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6098 | 5.6118 |
| Atualizado em: 06/10/2026 18:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |