Com o início da obrigatoriedade da DCTFWeb, dúvidas sobre a Cota Patronal que não estava batendo foram recorde por aqui: empresas Optantes pelo Simples Nacional com cálculo de CPP, empresas NÃO Optantes sem cálculo da CPP e por aí vai.
Como ajustar isso?
A DCTFWeb é uma declaração RECEPTORA de informações. Não é possível editar o que estiver errado lá dentro, pois ela apenas recepciona o vem do eSocial e da EFD-Reinf. Sendo assim, é necessário localizar o erro e retificar a declaração de ORIGEM das informações. No caso de informações de folha, a declaração de origem é o eSocial.
CPP: se o erro estiver aqui, é a classificação tributária que está incorreta. Reabra todas as folhas no eSocial, faça o ajuste do S-1000, reenvie as remunerações – inclusive desligamentos (S-2299 e S-2399) e faça o fechamento.
RAT: o percentual do RAT é informado no S-1005, então verifique e corrija a informação, reabra e feche novamente a folha.
Terceiros: o código de terceiros é informado no S-1020. Para as empresas do SN, o código é 0000. Verifique e corrija a informação, reabra e retifique a folha. Envie novo fechamento.
Como saber desde quando retificar ou alterar?
O que está no eSocial deve refletir a realidade. Se a informação inicial já está errada, retifique desde o início. Caso esteja correta, mas mudou no decorrer do tempo, envie nova vigência das tabelas a partir da alteração.
Exemplo: empresa constituída em 2018 do SN, a classificação tributária é 01. Se desenquadrou em 01/2020, deve enviar uma nova vigência do S-1000 informando a nova CT.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9918 | 4.9924 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.5831 | 5.5851 |
| Atualizado em: 09/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |