Já está disponível, no portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), uma consulta à base do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que pode ser feita por nome empresarial, nome fantasia, UF e situação cadastral.
Para o conselheiro do CFC, João Altair Caetano dos Santos, esses sistemas trarão benefícios para o cidadão empreendedor. “A entrada única de documentos significará redução de custos com a formalização de processos de legalização e trará maior rapidez na obtenção das licenças necessárias para o início de suas atividades operacionais”, afirma.
Segundo a Receita, atualmente, no Brasil, quase metade dos processos de abertura de pessoas jurídicas são concluídos em até três dias. Com os órgãos quem compõem a Redesim e com a implantação desses sistemas, o tempo de abertura tem diminuído. “O prazo para abertura de uma empresa no país será reduzido drasticamente. Acredito que em menos de 24 horas será possível, visto que a grande maioria são empreendimentos de baixo e médio risco ambiental”, esclarece Altair.
De acordo Altair, a redução no tempo para abrir uma empresa terá efeito positivo para o cidadão. “Teremos mais opções compras ou de serviços”, avalia. Já para os empreendedores, ele avalia que será possível cumprir as metas previstas no planejamento de investimento. “Com a velocidade das operações, os custos operacionais serão reduzidos, evitando-se perdas com locação de imóveis, contratação de pessoal, dentre outros”, avalia o conselheiro do CFC.
Para utilizar o sistema, o empreendedor deve acessar o Portal da Redesim (www.redesim.gov.br) e realizar o login. Se a pessoa jurídica não possuir conta, é possível efetuar o cadastro online.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0502 | 5.0511 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6604 | 5.6624 |
| Atualizado em: 19/10/2026 16:10 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | 1,50% |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | 0,22% |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | 0,82% |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | 0,67% |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | 0,82% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% | 0,28% |