A instabilidade política no país como vimos até aqui, neste breve relato dos fatos ocorridos desde a era JK até o final do governo Collor, promoveu profundas mudanças no perfil do administrador de empresas.
Nos primórdios da administração, o papel do administrador era basicamente burocrático e não exercia papel de grande influência no contexto empresarial.
As soluções administrativas eram baseadas no conhecimento de outros profissionais ou mesmo dotadas de pragmatismos funcionais onde a experiência profissional era privilegiada de acordo com o conhecimento específico de situações de mercado.
Com tantas variáveis políticas, e cenários econômicos cada vez mais complexos, com a necessidade de constante aprendizado em outros setores da economia, e tantas outras variáveis do macro e microambiente, acabou por transformar o perfil do administrador brasileiro, num profissional multidisciplinar, com competências de entendimento da complexidade de uma empresa no ambiente de negócios.
Apesar de ser uma profissão relativamente nova, pois o decreto que trata do reconhecimento da profissão de administrador é de 09 de setembro de 1965, aprofissão no país, cada dia que passa, ganha contornos mais profissionais.
O exercício efetivo das melhores práticas administrativas, empregados desde o seu nascimento, aliada à prática adquirida nos tempos difíceis de JK à Collor, trouxeram perspectivas efetivas, da modernização do papel do administrador.
O Administrador hoje tem um representante seu na política, que é o atual prefeito de São Paulo, João Dória que entende bastante de marketing virtual, mas ainda deixa a desejar na administração pura e com delegação.
Temos que observar mais um pouco para poder falar do seu desempenho...Mas é importante que mais administradores se interessem e participem da mesma.
Palestrante Robson Paniago é e - Administrador & Poeta
Contato: www.clubedosadministradores.adm
[email protected]; [email protected]
Fones: (19) 99903-7805
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.0746 | 5.0751 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.85549 | 5.85789 |
| Atualizado em: 31/07/2026 17:59 | ||
| 05/2026 | 06/2026 | 07/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,87% | -0,79% | |
| IGP-M | 0,84% | -0,50% | -1,16% |
| INCC-DI | 0,88% | 0,78% | |
| INPC (IBGE) | 0,65% | 0,14% | |
| IPC (FIPE) | 0,45% | 0,18% | |
| IPC (FGV) | 0,60% | 0,36% | |
| IPCA (IBGE) | 0,58% | 0,16% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,41% | |
| IVAR (FGV) | 0,33% | 0,10% |