A SEFAZ-SP disponibilizou na plataforma da EC 87/2015 a calculadora eletrônica.
A calculadora eletrônica foi criada para facilitar o cálculo do ICMS devido a título de Diferencial de Alíquotas – DIFAL, instituído pela Emenda Constitucional 87/2015.
O contribuinte do ICMS estabelecido em outro Estado não inscrito em São Paulo, deverá recolher a parcela do DIFAL (40% em 2016) antes da mercadoria sair do estabelecimento.
A guia deverá acompanhar a mercadoria até o seu destino.
O não recolhimento do imposto no prazo regulamentar, está sujeito à multa e juros.
Para facilitar o cálculo, a SEFAZ-SP disponibilizou uma ferramenta eletrônica que vai auxiliar na identificação dos encargos nos casos de pagamento em atraso.
A seguir links:
Calculadora eletrônica
https://www.fazenda.sp.gov.br/calculadoraeletronica/
Plataforma da EC 87/2015 http://www.fazenda.sp.gov.br/ec872015/
Cálculo de Multa e Juros de Mora
http://www.fazenda.sp.gov.br/ec872015/calculo.shtm
Emissão da GNRE
http://www.fazenda.sp.gov.br/ec872015/emissao.shtm
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 4.9825 | 4.9829 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.6044 | 5.6064 |
| Atualizado em: 06/10/2026 19:30 | ||
| 07/2026 | 08/2026 | 09/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,86% | 0,06% | |
| IGP-M | -1,16% | -0,22% | 1,57% |
| INCC-DI | 0,61% | 0,66% | |
| INPC (IBGE) | -0,01% | -0,32% | |
| IPC (FIPE) | -0,03% | 0,01% | 0,51% |
| IPC (FGV) | -0,08% | -0,37% | |
| IPCA (IBGE) | 0,07% | -0,32% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,06% | -0,40% | 0,70% |
| IVAR (FGV) | 0,66% | 0,29% |